Cianorte realiza a Semana Municipal do Turismo

Com uma programação repleta de atividades para ressaltar as potencialidades turísticas de Cianorte e discutir as políticas públicas para o setor, a Semana Municipal do Turismo tem início neste sábado (14), com a Feira Criativa, das 16h às 22h, na Praça Itamar Orlando Soares (Praça da Feira do Produtor Rural), com o comércio de produtos locais do artesanato, cultivo de flores e plantas, artes em geral, alimentos, bebidas, entre outros. A ocasião também conta com espaço para diversão das crianças, com brinquedos infláveis, e atração musical ao vivo a partir das 19h, com Jailson Viola.

As atividades seguem com as pré-conferências em grupos temáticos, no Paço Municipal, das 14h às 17h, sendo: segunda-feira (16), setores rural, de esporte e meio ambiente; terça-feira (17), gastronomia e hospedagem; quarta-feira (18), setores religioso, cultural e de eventos; quinta-feira (19), negócios, compras e artesanato. Para participar é preciso realizar inscrição na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no Paço Municipal, até esta quinta-feira (12), das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30.

Já na próxima sexta-feira (20), pela manhã, será realizada uma reunião de planejamento da Instância de Governança Regional (IGR) Cinturão Verde, com representantes dos municípios da Amenorte e a representante da RETUR-Rede de Turismo Regional que tem trabalhado ativamente pelo turismo de Cianorte. Na parte da tarde, das 13h às 18h, na ACIC, os participantes das pré-conferências e autoridades reúnem-se na 1ª Conferência Municipal de Turismo de Cianorte e acontece palestra do Professor Jacó Gimennes, que dá o tema da Conferencia: Prosperidade pelo Turismo.

No sábado (21), haverá a Festa do Turismo Rural, no Parque Cia Adventure, das 9h às 22h, com a comercialização de orquídeas, suculentas e artesanato; comidas caseiras; almoço com feijoada; música ao vivo; trilha noturna e outras atrações. Ainda no sábado (21), começa a tradicional quermesse da Paróquia Santa Rita de Cássia, a partir das 15h, com barracas de doces, salgados e artesanato.

Por fim, o domingo (22), Dia Municipal do Turismo, será marcado pela Festa em Louvor à Santa Rita de Cássia, com missas às 8h, 10h, 16h e 19h. A quermesse abre às 8h, com a comercialização do bolo de Santa Rita com medalhinha e outros itens tradicionais. A bênção de carros está marcada para após a celebração das 16h.

“A Semana Municipal do Turismo representa a soma de forças do setor, unindo o poder público e as iniciativas privadas, pelo progresso de Cianorte enquanto polo”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Larissa Biggi Polli. “São atividades voltadas à valorização das belezas de nossa cidade, visibilidade dos artistas e das atrações, e ao diálogo. Convidamos a todos para que participem”, conclui a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho.