Prefeitura de Maringá participa do World Creativity Day

O World Creativity Day é um evento mundial online e reúne diversos segmentos econômicos apresentando inovações e novas formas de negócios. O festival colaborativo de criatividade reúne 13 países. Maringá é uma das 76 cidades brasileiras que participam da ação.

No lançamento em Maringá, dia 20 de abril, teve a participação de outros oito convidados, entre artistas, empresários, gestores, comunicadores, entre outros profissionais maringaenses e na abertura o Secretário Marcos Cordiolli falou sobre o Programa Municipal de Economia Criativa. “A SAET- Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo criou um programa para esse segmento econômico que é um dos mais versáteis em Maringá”, explica Cordiolli. “São vários setores que têm foco na produção autoral e agora ganham apoio da Prefeitura para se desenvolverem”. .
Entre os segmentos da Economia Criativa maringaense estão design, moda, cerveja artesanal, gastronomia, decoração, arquitetura, souvenirs, entre outros que serão apresentados no evento de amanhã.
O objetivo da Prefeitura é mapear os segmentos de economia criativa, promover o desenvolvimento sustentável das empresas, criar uma identidade cultural, entre outros. Foi citado como exemplo as cervejarias artesanais maringaenses. O setor será tema da Semana de Turismo 2022 que será em junho. E está sendo preparado o Circuito Cervejeiro Rota 44, que promoverá as cervejarias economicamente como destino turístico.
A SAET prepara ações dentro do Environmental, Social and Governance (ESG), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso serão feitas oficinas e cursos dentro de conceitos FabLab e SandBox. A SAET oferecerá estrutura e ferramentas para essas pequenas atividades digitais visando desenvolver as empresas de economia criativa.
E complementando o projeto, Cordiolli anunciou que a SAET fará o Plano Municipal de Economia Criativa. O que será parte da internacionalização da economia de Maringá, anunciada pelo prefeito Ulisses Maia. Já estão em andamento diversas ações. Como a internacionalização do aeroporto, empresas com projetos avançados em digitalização, parcerias econômicas com cidades estrangeiras, Maringá como Smart City, entre outros.