RETUR e Prefeitura amplia o cicloturismo e desenvolvimento regional com apoio ao ′Rota das Catedrais′

Andye Iore / PMM / 16 de maio de 2022

A Prefeitura de Maringá apoia o evento Rota das Catedrais. A quarta edição do evento será no dia 21 deste mês e reunirá 1,2 mil ciclistas de 87 cidades de cinco estados brasileiros. O percurso será de 120 quilômetros com ponto de saída da Catedral Metropolitana de Londrina e chegada na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá. No trajeto, com tempo estimado de 10 horas, os participantes visitarão sete igrejas históricas nos municípios entre as duas cidades. E movimentarão a economia dos municípios.
A rota tem 30 km por trechos de asfalto pelas cidades e 90 km por estradas rurais. O trajeto foi pensado para passar pela rota da colonização norte paranaense. Em todo o trajeto haverá equipes de apoio para os participantes. Em Maringá haverá atividades para crianças, equipes de enfermagem para auxiliar os ciclistas, barracas gastronômicas, feira com barracas variadas, entre outros.
INTEGRAÇÃO – A Prefeitura de Maringá trabalha para ampliar a integração entre municípios das regiões Norte e Noroeste. Em outubro do ano passado foi feita a primeira rota do Circuito Metropolitano de CicloTurismo, com 400 ciclistas. Foram 54 quilômetros por cinco municípios, saindo de Maringá, passando por Paiçandu, Água Boa, Doutor Camargo e Ivatuba. E está agendada para 29 de maio a segunda etapa. Serão 46 quilômetros passando por Floriano, Floresta e Itambé. O evento reunirá 700 ciclistas.
Diversas secretarias da Prefeitura de Maringá estão envolvidas nos eventos de cicloturismo: Assuntos Metropolitanos e Institucionais (Ametro), Mobilidade Urbana, Esporte e Lazer, Aceleração Econômica e Turismo (SAET), Infraestrutura, Fazenda, além da Guarda Municipal, Provopar e parceiros.
 
SERVIÇO:
• IV Rota das Catedrais
21 de maio de 2022, sábado, saída às 7h
120 km ; 1,2 mil participantes
Largada: Catedral de Londrina
Chegada: Catedral de Maringá
• II Cicloturismo 
29 de maio de 2022, domingo, saída às 7h30
46 km; 700 participantes
Largada do Shopping Maringá Moda Park
Chegada: Itambé