MTur realiza oficina para desenvolver plano de ação de mobilidade e conectividade turística
Desenvolver ações e diretrizes para o aprimoramento da mobilidade e conectividade turística do país. Este foi um dos objetivos da oficina técnica virtual realizada na última semana por representantes do Ministério do Turismo. O encontro teve como foco a proposição de um plano que auxilie o mapeamento, diagnóstico e proposições referentes aos transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, com ênfase no turismo. Além disso, a proposta contemplará ações de infraestrutura e pontos de apoio, regulação, iniciativas de fomento, bem como a integração multimodal.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o encontro é uma das ações da Pasta neste momento de retomada do setor. “Precisamos trabalhar a integração entre os modos de transportes. E com a união de esforços, poderemos propor, adotar e, consequente, implementar políticas eficazes que auxiliarão no desenvolvimento do nosso setor, principalmente no turismo regional, ofertando pontos de apoio e destravando as leis que hoje atrapalham o bom andamento dessas iniciativas”, destacou.
A proposição deste plano de ações faz parte de um acordo firmado entre o Ministério do Turismo e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no sentido de planejar, mapear e estruturar o transporte turístico no Brasil. Para contribuir com o documento, a Pasta contou com a participação de membros de suas secretarias: Executiva, Especial da Cultura, de Infraestrutura Turística (SNINFRA), de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) e de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC).
Durante o encontro, o coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística, Higor Guerra, destacou a importância da reunião para a composição do plano. “Estamos animados com a segunda etapa deste acordo, que se inicia neste momento com este plano de ações, que subsidiará os próximos produtos a serem entregues, que serão mais focados na gestão estratégica do setor”, finalizou.
Com a conclusão do encontro, ficou acordado a realização de reuniões específicas entre as áreas do Ministério do Turismo para contribuições mais precisas entre as equipes. Além disso, a coordenação do projeto realizará entrevistas com gestores do MTur de forma a complementar as informações obtidas nos dois dias de discussão.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo