Rede Empresarial do Turismo

A vontade de turistificar e a necessidade de aproximar os municípios vizinhos para somar os recursos turísticos e empreendimentos, formou o ambiente propício para que em 15 de maio de 1998, fosse realizado em Campo Mourão, o Seminário “Rede de Turismo Regional”.

Nascia assim a organização RETUR – Rede de Turismo Regional, como um instrumento que antecedeu ao Programa de Regionalização do Turismo.

A RETUR foi institucionalizada em 2003 com sede em Maringá, sendo a pioneira organização OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, credenciada para o Turismo Regional, em 2007, assumiu junto a Paraná Turismo e Ministério do Turismo, a missão de atuar como IGR – Instância de Governança Regional da região Noroeste do Paraná, composta pelas microrregiões de Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Maringá e Umuarama, tendo sido a RETUR, a idealizadora da marca Corredores das Águas.

Nos 25 anos de história, pioneirismo e semeadura da prosperidade, apoiando municípios e empreendedores, contribuindo com empresas com a arte de somar com pessoas que fazem a diferença.

Um novo ciclo

Mais um ciclo se anuncia e agora com a readequação a RETUR, passa apoiar a REDE EMPRESARIAL DO TURISMO REGIONAL que tem entre outros objetivos: atuar no fortalecimento e representatividade do Turismo Regional; incentivar o receptivo turístico; promover os produtos e serviços e incentivar e fomentar a comercialização.

Estatutariamente, este trabalho está em um dos Departamentos Autônomos, onde a coordenação será pelos empresários Lucia Arnt Ramos, da Itáytyba Ecoturismo, com sede em Tibagi e Pedro Kempe da Domus Viagens de Curitiba.

O Grupo Cooperativo tem um caráter de fundadores, formado pelos empresários: Fabio Sant Ana – Porto Rico, Ieda Gryczynski – Teixeira Soares, Ivan Mendes – Curitiba, Jacó Gimennes – Maringá, Lucia Arnt Ramos-Tibagi, Luiz Carlos Wessler – Dois Vizinhos, Marcelo Valente – Foz do Iguaçu, Murici Chiodelli – Verê, Odcleyton Melo – Iguaraçu, Odomar Bellé – Dois Vizinhos, Pedro Kempe-Curitiba e Walter Rupel – Ponta Grossa. Oriundos de dez municípios localizados em diferentes regiões do Paraná.

Em seu corpo de associados, os empreendimentos enquadrados com suas atividades principais: Agências de Viagens e Operadoras; Hotéis e Restaurantes Urbanos; Hotéis Fazenda, Resort e Pousadas; Balneários e Parques Aquáticos; Pesqueiros; Restaurantes Rurais; Transporte; Organizadores de Eventos; Produção Associada ao Turismo; Comunicação do Turismo; Prestadores de Serviços como Cicloturismo, Mergulho, Pesca e outros.

A REDE EMPRESARIAL DO TURISMO surge como a grande oportunidade de diálogo entre os empresários e governo estadual, pela visão do Governador Ratinho Junior tendo o Turismo como segmento que virá contribuir para o desenvolvimento para o Paraná, e tendo a frente o Secretário Estadual Márcio Nunes e a criação do Viaje Paraná, adjunto a SETU, que fará a diferença com foco na promoção e divulgação dos atrativos turísticos paranaenses.

Fica o desafio para que a nova RETUR – REDE EMPRESARIAL DO TURISMO REGIONAL, com a expertise dos empresários seja um marco para o Paraná Turístico.