Este trabalho teve início em 2001 com o surgimento do GETER – Grupo de Empreendedores do Turismo Rural, que foi idealizado e organizado pela Rede de Turismo Regional,  uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Muitos foram os avanços e resultados, sendo que em 2023 como estratégia de fortalecimento e identidade dos empreendimentos, passou a ter a nomenclatura de RETUR-REDE EMPRESARIAL DO TURISMO, visto que os associados não pertencem apenas ao espaço rural, mas sim uma mescla de prestadores de serviços e emprendimentos na hotelaria, alimentação e esportes.

A Rede Empresarial de Turismo tem como finalidade atuar na representatividade do setor e no desenvolvimento turístico de forma integrada, com suporte de parceiros e alianças estratégicas com entidades setoriais e outras organizações, fortalecendo os ambientes de negócios e a ampliação de produtos e serviços no mercado, através da cooperação empresarial.

Tem como estratégia a promoção e divulgação dos empreendimentos associados, com custos compartilhados em  participação de feiras e mostras turísticas e na confecção de material gráfico.

Fazendo uma retrospectiva

2001  foi lançamento o GETER – Grupo de Empreendedores do Turismo no Espaço Rural, com o propósito de divulgação, promoção e comercialização de forma compartilhada, que ganhou o caráter de uma verdadeira Escola para Empreendedores do Turismo Rural, que ganhou ampla visibilidade com edição de mapas indicativos de lazer e participação em feiras.

O lançamento aconteceu na Sociedade Rural de Maringá, com apoio do SEBRAE, Emater e Sindicato Rural em cerimônia com palestra de Renato Bravo pequeno produtor rural e proprietário do Trem da Serra, Restaurante Panorâmico Rural, empresa pioneira do Turismo Rural e Ecológico no Distrito Federal, premiada na Feira Internacional de Turismo, em Madrid/2000.

No lançamento foi servido um Café Rural para 500 pessoas, oferecido pelos 11 empreendimentos fundadores do Geter, a música ao vivo consolidou o sucesso do lançamento e rendeu inúmeras matérias nas mídias, despertando pelas oportunidades do turismo.

Os mapas indicativos de lazer foram editados ainda em 2002, 2004, 2009, 2011 e com o advento da internet, a promoção passou a ser fortalecida de forma on line.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2023 voltam as discussões do fortalecimento do grupo, que passa a ter uma nova identidade e passa ser divulgada como Rede Empresarial de Turismo, reforçando a estratégia da promoção e divulgação dos empreendimentos associados, com custos compartilhados em  participação de feiras e mostras turísticas e na confecção de material gráfico.

Com a metodologia CIM – Conhecimento, Inteligência e Mercado com foco nos ambientes de negócios, na ampliação de produtos e serviços no mercado, através da cooperação empresarial.

Assim, a  Rede de Turismo Regional estará fortalecendo a representatividade do setor, colaborando no desenvolvimento turístico de forma integrada, com suporte de parceiros e alianças estratégicas com entidades setoriais e outras organizações.

A estrutura organizacional é composta pela Diretoria Administrativa, Grupo Cooperativo e o Quadro Associativo. com a expertise dos empresários para um novo marco para o Paraná Turístico.

O corpo de associados é composto pelos empreendimentos enquadrados com suas atividades principais: Agências de Viagens e Operadoras; Hotéis e Restaurantes Urbanos; Hotéis Fazenda, Resort e Pousadas; Balneários e Parques Aquáticos; Pesqueiros; Restaurantes Rurais; Transporte; Organizadores de Eventos; Produção Associada ao Turismo; Comunicação do Turismo; Prestadores de Serviços em Cicloturismo, Mergulho, Pesca e outros.

Um pouco da caminhada da Rede de Turismo Regional

Foi fundada pelo Professor Jacó Gimennes em 1998, que a presidiu até 2014, quando em 2015 assumiu a Presidência da Paraná Turismo, prestando também grande contribuição para o estado e deixando como legado o Masterplan – Paraná Turístico 2026.

A sustentabilidade da RETUR é através da prestação de serviços, em consultorias, palestras e na expertise em desenvolvimento do capital humano como: Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo, Agentes Mirins-Guias do Amanhã e o Programa CIM – Conhecimento, Inteligência e Mercado.

Com a missão da regionalização do turismo na região noroeste do Paraná, hoje denominada Região Turística Corredores das Águas – reconhecida como o Litoral das Águas Doces Paranaense, podemos retronar ao apoio aos empresários com a transformação do GETER em Rede Empresarial.

Tudo começou assim….

1998 é realizado em Campo Mourão – PR o I Seminário Estratégico “Rede de Turismo Regional”; com foco no fomento das oportunidades pelo Turismo com o surgimento dos empreendimentos do Turismo Rural, alguns, hoje consolidados no mercado, a saber: Fazenda Água Azul Ecoturismo/Fênix, Pousada A Fazendinha/Campo Mourão e Pousada Parque das Gabirobas/ Roncador.

1999 é realizado em Campo Mourão – PR o II Seminário Estratégico “Rede de Turismo Regional”. Esta iniciativa foi histórica, como alicerce para respaldar o processo de criação de cursos Pró-Turismo em Campo Mourão, a saber: FECILCAM (Graduação e Pós-graduação em Turismo e Meio Ambiente), CEFET (Graduação em Tecnologia do Meio-Ambiente, com ênfase em Turismo em Áreas Naturais) e CIES (Graduação em Turismo Rural). 

2003 no dia 30 de maio a RETUR foi institucionalizada com o CNPJ 05.759.641/0001-48 e em 06 de outubro, reconhecida como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

2002 a 2004 Edições mensais do Jornal tabloide Turismo é Aqui, com distribuição gratuita, o que colaborou com a disseminação da importância do Turismo, e divulgação das iniciativas municipais e dos empreendimentos turísticos.

 

 

2002 a 2004 em parceria com a UEM, desenvolve o programa de formação de Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo, com o Curso de Extensão ” Turismo e Desenvolvimento Sustentável”, com 04 turmas em 84 h/a, que resultou na formação de 107 Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo, oriundos dos municípios de Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Nova Londrina, Diamante do Norte, Terra Rica, Santo Antônio do Caiuá, Inajá, Paranapoema e Jardim Olinda. Os encontros foram itinerantes com vivências e trocas de experiências, onde resultaram iniciativas públicas e empresariais.

 

2003 de maneira pioneira, sendo anterior ao Programa Nacional de Regionalização, organizou as bases para o surgimento do PROJETO COSTA RICA (municípios ribeirinhos em trecho dos Rios Paranapanema e Paraná), em parceria com os Agentes de Desenvolvimento. Na foto, em Marilena no Porto Maringá quando foi decidido a criação do projeto Costa Rica.

Nos Governos de Jaime Lerner, foram implantados projetos para o Turismo na Costa Oeste, Costa Norte, Vales do Iguaçu, Campos Gerais e Litoral, esquecendo um território diferenciado do Noroeste do Paraná, que mais tarde graças a UEM-Universidade Estadual de Maringá e a RETUR, tal esquecimento serviu de motivação e resultou na superação com o Projeto Costa Rica.

Uma iniciativa que antecedeu o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. O Projeto Costa Rica abrangendo os municípios de Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Nova Londrina, Diamante do Norte, Terra Rica, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, Inajá, Paranapoema e Jardim Olinda. Posteriormente inclusos os municípios de Itaguajé, Santa Inês e Santo Inácio.

 

 

2004 em parceria com o SEBRAE e UNICESUMAR, a RETUR desenvolveu inventários turísticos nos 30 municípios pertencentes a AMUSEP – Associação de Municipios do Setentrião  Paranaense.

 

2004 a 2006 desenvolve e aplica a metodologia em Educação para Turismo com o Projeto “Agentes Mirins – Guias do Amanhã”, com escolares de 10 a 12 anos. Este programa teve a atuação das Secretarias de Educação, Cultura, Meio Ambiente e Turismo e participação de vários voluntários. Este programa atendeu 01 turma em Porto Rico, 06 em terra Rica, 01 em Santo Antônio do Caiuá, 01 em Jardim Olinda, 02 turmas em Marilena, 01 em Nova Londrina, 01 em Querência do Norte, 01 São Pedro do Paraná, 01 em Santo Inácio e 01 turma em Diamante do Norte, atingindo uma média de 590 crianças.  Abaixo um dos muitos momentos, com alunos e os coordenadores municipais.

2004 Tem início no dia 07/10, a processo de instalação na região noroeste do Paraná o PRT – Programa de Regionalização do Turismo, acontece em Maringá, a Oficina de Planejamento – Módulo Operacional de Sensibilização, com foco em identificar e definir possibilidades de governança regional. (foto a esquerda), no dia 08/10 em Nova Londrina, Oficina de Planejamento do Programa de Regionalização do Turismo – Módulo Operacional de Sensibilização para definir a governança regional. Foto a direita)

2005 – Nos dias 22 e 23 de março, nas dependências do Senac de Maringá, acontece a Oficina com o Módulo Operacional de Sensibilização e Mobilização, e discutir produtos turísticos potenciais. Nos dias 20 e 21 de julho, acontece em Umuarama a Oficina de Sensibilização e Mobilização pelo Programa de Regionalização do Turismo.

 

 

 

 

 

Ainda em 2005, nos dias 19 e 20 de setembro acontece em Paranavaí: a Oficina com foco na Institucionalização da Governança Regional e nos dias 10 e 11 de novembro, acontece em Campo Mourão, a Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico Regional.

 

 

 

 

 

 

 

 

A formação de capacitação do Capital Humano sempre foi a paixão da RETUR e sendo o Projeto Costa Rica desenvolvido em municípios que margeam os rios Paraná e Paranapanema, a comunidade ribeirinha e ilhéus, formada pelos pescadores, recebeu o Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento.2006 inicia o Projeto Corredor do Ivaí, com a visão de um eixo de integração com os municípios que margeiam este importante rio paranaense. O rio percorre o distância de 685 desde sua nascente em Prudentópolis, até sua foz em Querência do Norte  / Icaraíma. Esta iniciativa conquistou junto à Assembleia Legislativa do Paraná a Lei nº 15666/2007 instituindo 21 de abril como o “Dia Estadual do Rio Ivaí”, iniciativa do Deputado Douglas Fabrício;

2007 – A RETUR assume oficialmente a região Noroeste como Instância de Governança Regional. Passa então a cordenar ações nos 115 municípios, divididos em quatro regiões administrativas: Amunpar polarizada por Paranavaí, Amunpar polarizada por Umuarama, Amusep polarizada por Maringá e Concam polarizada por Campo Mourão. Uma região onde o Turismo é era ainda visto como uma utopia, tendo na agricultura a sua maior vocação.Foram realizados 212 encontros entre Oficinas e Reuniões de forma itinerante. Um grande desafio que com a valorização das águas doces dos rios Paraná, Paranapanema, Piquiri e rio Ivaí, resultou ao longo do processo, na denominação de região Corredores das Águas.

2007 em conjunto com a UEM-CRN, SICREDI, COPAGRA e UNESP, desenvolveu o programa para formação de Líderes da Sustentabilidade, na região do Projeto Costa Rica, ação que resultou posteriormente na conquista da unidade SESC/SENAC, sediado no município de Nova Londrina, com apoio de Darci Piana-Fecomércio;

2007 recebe reconhecimento de Utilidade Pública, pela Lei 39/07, do Município de Diamante do Norte-PR;

2007 pela Lei 15622/07, com a fundamentação da RETUR é instituído o Dia do Rio Ivaí, a ser comemorado no dia 21 de abril, sendo o autor da Lei, o Deputado Estadual Douglas Fabrício;

2009 no processo de auditoria das Instâncias de Governanças Regionais do Paraná, desenvolvido pela SETU-SEBRAE com a empresa Brain – Bureau de Inteligências Corporativas, a RETUR destaca-se entre as melhores práticas nas áreas: Cultura da Governança, Estrutura da Governança, Planejamento Estratégico e Marketing e Relacionamento, tendo como pontos fortes: Estrutura Física e Humana da Instância, Facilidade de Comunicação, Credibilidade e o Presidente da Instância com grande rede de contatos;

2010 tem reconhecimento Utilidade Pública do Município de Maringá-PR, Lei 8653/10.

2012 tem reconhecimento Utilidade Pública Estadual, Lei 17.412/12.

2019 ofereceu curso EAD de Gestão Municipal do Turismo aos municípios integrantes no Mapa Brasileiro do Turismo;

2019 fortalece a participação de empresários com a proposta Mais Rede, para participação de feiras e mostras turísticas, para promoção e divulgação dos empreendimentos turísticos;

2020 elaboração do Planejamento Estratégico Regional 2020/2021, com apoio Paraná Turismo e Sebrae;

Esta caminhada que teve início em 1998, pela visão do Professor |Jacó Gimennes, inspirou a criação da Lei Estadual nº 17.172/2012, que instituiu a data de 06 de outubro, como reconhecimento histórico da data da institucionalização da RETUR, como o Dia do Turismo Regional. Uma conquista pioneira no Brasil e que precisa enraizar junto aos empreendedores e municipalidades, o sentimento que nós podemos mais turisticamente.

A RETUR, desde 2007 dedicou-se quase que exclusivamente aos trabalhos da regionalização, mantendo uma estrutura física e atendimentos de técnicos em Turismo e Desenvolvimento Regional, na coordenação da IGR – Instãncia de Governança Regional, um trabalho voluntário de sua Presidente, com trabalhos realizados através de empresas e/ou consultores autônomos, a rede de interlocutores municipais e alguns voluntários. Como suporte, oferecendo aos municípios atendimento e orientando na gestão municipal pelo Turismo, na formação e organização dos Conselhos de Turismo, no desenvolvimento do Inventário Turístico e Plano Municipal de Turismo e ainda, estágios aos interlocutores municipais e ainda realizando encontros periódicos com orientações específicas.

A RETUR / IGR participou de todas as 15 edições do Salão Paranaense de Turismo em Curitiba – Mostra das Regiões Turísticas e do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Realizou várias edições da Convenção RETUR, com Mostra de Regional de Municípios e Produtos Turísticos. Como proposta do programa Mais Rede, participa com estande próprio em eventos, proporcionado aos empresários parceiros custos compartilhados.

No sentido de comprometer mais os gestores, como estratégia de fortalecimento de destinos, realizou as Jornadas da Regionalização, com visitas aos municípios mais compromissados com o processo, integrados ao Mapa Brasileiro do Turismo, com reuniões, com os prefeitos, sociedade civil organizada e empresários, resultando em um diagnóstico para o município desenvolver o Turismo como uma atividade econômica alternativa, de maneira sustentável.

Para melhor gestão diante dos desafios do grande porte da Região Turística Corredores das Águas, inovamos com o conceito de nucleação e agrupamos os municípios afins, em 5 núcleos, onde priorizamos a capacitação dos seus coordenadores e interlocutores municipais.
Amparados pelos aprendizados e na determinação em conquistarmos melhores condições de estrutura e funcionamento, para termos a Regionalização do Turismo com maior competitividade para o mercado promissor, com a tendência da retomada do Turismo Regional no cenário da pandemia do COVID 19.
Em outubro de 2021 – diante dos resultados obtidos vimos ser chegado o momento oportuno da tomada da mais importante das decisões. Assim formalizamos junto a Paraná Turismo, a solicitação para o DESMEMBRAMENTO DA RT CORREDORES DAS ÁGUAS, em um novo desenho territorial, que resultará na criação de novas regiões turísticas, a partir dos Núcleos trabalhados.

Em 2022, tiveram início pela Paraná Turismo o processo de desmembramento e foram realizadas três oficinas em cada um dos 06 Núcleos, que na formação de nova Região Turística, deverão instalar a sua IGR- Instãncia de Governaça Regional.

Programa de Regionalização do Turismo define como Instância de Governança Regional uma organização tripartite, formada pelo poder público, iniciativa privada e terceiro setor e que tem o papel de coordenar o Programa, em âmbito regional. A IGR não é um ente governamental e sim um espaço democrático de debates, proposições e encaminhamentos e são as responsáveis pela definição de prioridades, pela coordenação das decisões a serem tomadas, pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo na região turística.

 

De 2007 a 2022 foram 15 anos de intensa dedicação para turistificar a região noroeste do Paraná. A RETUR orgulha-se de pode entregar a região Corredores das Águas – reconhecida como o Litoral das Águas Doces Paranaense, com o sentimento de MISSÃO CUMPRIDA.

Vamos em frente, pois o Turismo demanda muitas oportunidades e temos muito ainda a contribuir o Paraná!!! e assim, a RETUR entra em nova fase com foco no empreededorismo e mercado, festejando os seus 25 anos de criação, deixando lugar para a REDE EMPRESARIAL DO TURISMO.

Apresentamos aqui uma histórica caminhada, que  tem tido resultados positivos para muitas localidades, vimos muitos empreendimentos nascerem e apesar dos desafios, a Retur continua acreditando na Regionalização do Turismo como um dos maiores programa de desenvolvimento para o Brasil pelo turismo.