
A RETUR-Rede de Turismo Regional é organização privada sem fins lucrativos que presta serviços pelo Desenvolvimento do Turismo Regional. Institucionalizada em 06 de outubro de 2003, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual.
Entre seus serviços coordena a IGR – Corredores das Águas, região polarizada pelos municípios de Cianorte, Maringá e Paranavaí e Umuarama, reconhecida e institucionalizada no Estado do Paraná pelo Decreto nº 5925 de 17/09/2012. Atua desde 1998 na região promovendo ações em capacitação de pessoas, atuando como principal organizadora e estimuladora da atividade.
MISSÃO: Atuar pelo desenvolvimento turístico das localidades, de forma integrada ao poder público, com suporte de parceiros e alianças estratégicas.
VISÃO: Ser referência no desenvolvimento do Turismo Regional com cultura empreendedora e ser soluções em rede.
VALORES: Inovação ampliando os limites do conhecimento,
Determinação e Persistência em seus propósitos;
Humanização em suas ações;
Transparência e ética – honestidade acima de tudo;
Ser soluções em rede na soma de competências.
Serviços oferecidos:
- Capacitação de gestores públicos e privados dos municípios (em gestão, captação de recursos, desenvolvimento de produtos);
- Palestras, Cursos e Seminários;
- Capacitação de Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo;
- Educação pelo Turismo – Programa de Agentes Mirins / Agentes do Amanhã;
- Orientações e /ou realização de inventários;
- Orientação para criação de conselhos e fundos municipais;
- Criação e capacitação da Rede de Interlocutores Municipais
- Manutenção de um Banco de Dados do Municípios (Backup) pertinentes ao Turismo, para não se perder documentos e fotos;
- Organização e divulgação de Calendário de Eventos Regional;
- Identificação de produtos turísticos – estabelecimentos e atrativos;
- Identificação dos segmentos turísticos regionais viáveis;
- Hierarquização de atrativos, eventos e equipamentos municipais (para promoção, roteiros, modelos etc);
- Planejamento de roteiros regionais;
- Identificação e promoção de ações intrarregionais e interinstitucionais;
- Identificação de indicadores regionais para monitoramento e avaliação do processo de desenvolvimento regional do turismo;
- Identificação e participação em eventos promocionais, de acordo com a oferta da Região – locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais;