Nova Região Turística no Paraná
Na foto, em reunião Anderson Menezes do município de Jussara, Ricardo Morzele de Cidade Gaúcha e Ângela Carvalho – coordenadora do Núcleo Cinturão Verde
Os integrantes do Núcleo Cinturão Verde entendendo a importância do desmembramento da RT Corredores das Águas e a oportunidade de crescimento na formação da nova Região Turística, que será composta pelos municípios da AMENORTE, Ângela Carvalho coordenadora do Núcleo está em constante orientação aos demais interlocutores, para devidos esclarecimentos. Sete entre os doze municípios do núcleo Cinturão Verde, estão alinhados com o processo e preparados para a mudança ( Cianorte, Cidade Gaucha, Japurá, Jussara, Tapejara, São Manoel do Paraná, São Tomé). Contando com o apoio e suporte da Retur – Rede de Turismo Regional, para a transição eficiente e sustentável.
A RETUR atualmente é responsável pela RT Corredores das Águas, que tem a abrangência das micro regiões Amusep – Núcleo Caminhos Ingá, Amenorte – Núcleo Cinturão Verde, Amerios – Núcleo Ilha Grande e Amunpar – Núcleo Costa Rica, desde 2007 quando assumiu junto a Paraná Turismo o desafio de turistificar a região noroeste do Paraná.
São 14 anos de dedicação na capacitação dos agentes municipais e no fortalecimento pelas parcerias e atração de investimentos. Muitos são os resultados, sendo hoje o noroeste do Paraná, detentor da identidade de Litoral das Águas Doces do PR, isto graças ao empenho e união dos parceiros.
Mas o momento é, para que se tenha maiores avanços, a região deverá ser desmembrada em outras 4 Regiões Turísticas, tendo neste processo a atuação dos coordenadores dos Núcleos Turísticos, com o apoio da RETUR, sendo que a partir janeiro de 2022, este processo terá nos trabalhos a equipe da Paraná Turismo.