Prefeitos aprovam criação de região turística da Amusep

Nesta sexta-feira (01º/04), à tarde, os prefeitos das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense aprovaram a criação da região turística da Amusep. Foi durante Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, realizada na sede da entidade, em Maringá.

A medida se faz necessária, porque a configuração atual do mapa do turismo no noroeste do Paraná, denominada “Corredores das Águas”, que compreende municípios das regiões de Maringá, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, vai ganhar um novo contorno. A Rede de Turismo Regional (Retur), responsável pela Instância de Governança Regional (IGR), solicitou ao Ministério e à Paraná Turismo o desmembramento da grande RT Corredores das Águas, por ser o momento de avanços.

Força e Organização

Na região de Maringá, os prefeitos propuseram aproveitar a constituição da área da Amusep para replicar o mapa turístico. Agora, a solicitação será encaminhada para a Paraná Turismo para dar sequência ao trabalho de consolidação e reconhecimento da nova composição. “Desde a constituição da Câmara Técnica do Turismo, o segmento ganhou força e a organização do colegiado vai facilitar no cumprimento dos requisitos necessários para a validação da proposta”, destaca o presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla.

Convidado para apresentar para os prefeitos os detalhes dos procedimentos a serem adotados, o secretário municipal de Inovação, Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Marcos Cordiolli, ressalta que o segmento representa uma importante fonte de renda e geração de empregos, com reflexos diretos na arrecadação própria dos municípios. “Turismo é serviço. Serviço é imposto que fica 100% nos cofres das prefeituras”, comenta.

Jardim Olinda

Com o novo contorno do mapa regional, o município de Jardim Olinda, pertencente à Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), solicitou para integrar o território da Amusep. O pedido foi votado e aceito pelos prefeitos. “Temos identidade e vocação semelhantes às cidades localizadas às margens do Rio Paranapanema, na divisa com o Estado de São Paulo. Já temos vários projetos conjuntos, vamos ampliá-los”, afirma a prefeita Lucimar de Souza Morais.