Nova Esperança

Foto: topo 1

O município de Nova Esperança começou a ser povoado no início de 1948, era conhecido como Capelinha, pois uma comitiva em suas andanças – em busca de colonização – encontrou às margens do Córrego Bigui uma pequena Capela, construída de tijolos toscos, sem portas, coberta de sapê. Possuía em seu interior a imagem do Santo Sagrado Coração de Jesus, hoje padroeiro da cidade. A mudança do nome de Capelinha para Nova Esperança indicava uma vida melhor nas terras do Paraná para os que aqui viessem em busca de dias melhores para suas famílias. Atualmente se encontra a mais expressiva produção de Casulos Verdes, sendo a mesma conhecida nacionalmente como a Capital da Seda.

Nos idos de 1951 a povoação já possuía seis serrarias, seis máquinas de beneficiar arroz, duas debulhadeiras de milho, duas fábricas de móveis, uma máquina de café, cinco postos de gasolina, duas serrarias, cinco oficinas mecânicas, três sorveterias, 28 casas de secos e molhados, 16 casas de tecidos, 22 bares, quatro barbearias, duas tinturarias, quatro alfaiatarias, uma fábrica de calçados, uma funilaria, três restaurantes, uma relojoaria, duas casas especializadas em ferragens, 12 carros de aluguel, 42 caminhões de aluguel, três carros particular, cinco depósitos de tijolos e telhas, uma fábrica de tubos, seis compradores de cereais, um correio particular, dois escritórios comerciais, quatro médicos, dois dentistas e um engenheiro agrônomo. Em 14 de dezembro de 1952, quando tomou posse o primeiro prefeito eleito, que foi instalada a nova unidade administrativa, com o nome de Nova Esperança.

Nova Esperança oferece hospedagens e várias opções de serviços de alimentação.

Gon Ville Hotel   –  Av. Quatorze de Dezembro, 113, (44) 3252-4040

Hotel Tip Top –  Rua Santos Dumont, 50, 44-3252-4044


DICAS

Lazer Rural Vera Cruz - Lago de água doce para banho, lanchonete, pesca esportiva, pousada rural, área para camping, churrasqueira, trilha, arrastão (trenó com trator)

Sítio Água Cristalina - Oferece educação ambiental e Café Rural

Estância Agrícola Cíntia - Cultivo de amora. Sericicultura (criação de bicho da seda), novas tecnologias e qualidade total, uso racional do espaço, reciclagem, artesanato com produtos recicláveis.

Datas comemorativas

  • Padroeiro Sagrado Coração de Jesusabril
  • Aniversário do Município14 de dezembro

Eventos

  • Pedal Caminhos da Seda março
  • FLINE - Feira do Livro de Nova Esperança abril
  • Festa do Sagrado Coração de Jesus junho
  • Festival Folclórico agosto
  • CAR (Encontro de Carros Antigos) dezembro
  • Desafio 100 km de Terra (Ciclismo) dezembro
  • Expô Caminhos da Seda dezembro

GALERIA DE FOTOS