Entidades dão primeiro passo para criação de Plano de Turismo de Maringá
A reunião, que aconteceu hoje (30) em Maringá, reuniu representantes do Conselho Municipal de Turismo, Rede de Turismo Regional (RETUR), Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e Sebrae. A ação foi proposta pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), por meio da Diretoria de Turismo.
A principal pauta da manhã foi quanto ao método a ser empregado na elaboração do Plano Estratégico de Turismo da cidade, projeto que foi proposto durante a 1ª. Conferência Municipal de Turismo, em outubro do ano passado.
Resolução
Todos os representantes concordaram que para a elaboração do Plano é necessário apontar, em primeiro lugar, o que Maringá tem de atrativo turístico, hierarquizar esses atrativos, conhecer o perfil do visitante e o que pode ser feito para que os atrativos da cidade sejam divulgados em âmbito nacional e no exterior.
Segundo o diretor de Turismo da Seide, Luiz Fernando Neves, a reunião desta quarta-feira já faz parte do empenho para se chegar ao Plano Estratégico de Turismo. “No próximo dia 13 será formada a Câmara Técnica que trabalhará no projeto e serão divulgados, pelo menos parcialmente, resultados do inventário que a Prefeitura já está realizando para conhecimento e avaliação do potencial turístico da cidade. Esta catalogação está sendo feita com base nas orientações do Ministério do Turismo, considerando atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio. Somente por meio de um levantamento destes é que saberemos o que a cidade tem a oferecer como atrativo turístico”, explica.
Os dados obtidos, mediante atividades da Câmara Técnica e dos resultados do inventário da Prefeitura de Maringá, serão analisados, cruzados e processados. Posteriormente, as informações auxiliarão na tomada de decisões para estabelecer as políticas e ações subsequentes, como o Plano Estratégico de Turismo.
Para Wanda Pille, presidente da RETUR, a mobilização em Maringá segue a tendência dos demais municípios da região, que têm até o final de fevereiro para se enquadrarem no Mapa do Turismo Brasileiro. “As coisas estão mudando, o turismo deve ser levado à sério em todas as instâncias. O Governo já criou diretrizes que vieram para catalogar o que temos de atrativos no País, agora falta apenas que todos os municípios façam sua parte. Os turistas de todo mundo merecem opções para sanar suas reais necessidade, então, cabe ao trade turístico de cada região viabilizar e se organizar em prol do desenvolvimento e divulgação desses atrativos”.