Parceria entre os Municípios de Capanema, Chopinzinho e Verê com o apoio da Cooperativa Cresol implantam o Pacto CIM

Mas o que significa Pacto CIM?

CIM é uma sigla que tem como significado, Conhecimento, Inteligência e Mercado.

 

Por que nasceu o Pacto CIM?

Ele nasceu da necessidade de unir forças entre municípios emergentes que objetivam fortalecer o Turismo Regional por meio da cooperação mutua, sendo este um projeto piloto que pretende ganhar espaço em muitos outros destinos turísticos do Paraná e do Brasil.

 

Quem compõe o Pacto CIM?

O Pacto CIM é formado pelos setores de Turismo dos Municípios de Capanema, Chopinzinho e Verê, além da Retur – Rede de Turismo Regional e conta com o apoio da Cresol – Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária.

O Pacto é coordenado pelo expert em turismo, professor Jacó Gimenes, que tem em seu currículo experiências com sendo reitor da UEM – Universidade Estadual de Maringá, Idealizador da Rede de Turismo Regional – RETUR, Presidente da Paraná Turismo e do Instituto Prosperare.

 

O que já foi feito e o que se fará?

O primeiro encontro que discutiu as diretrizes do projeto, aconteceu no mês de fevereiro deste ano no Termas Aguas do Verê e contou com a participação dos diretores e secretários de turismos destes três municípios e também da Retur – Rede de Turismo Regional.

 

Futuro

Durante o encontro foram discutidos os caminhos a serem tomados, o tempo de duração para a realização do projeto, as parcerias e tudo mais que fez com que o projeto tomasse corpo. No mês seguinte, procurou-se a Cooperativa Cresol para a apresentação do projeto, sendo que a mesma confirmou imediatamente o apoio. Entre os meses de março e abril, os trabalhos continuaram a progredir, onde se definiu a programação e calendário a ser seguidos. O mês de maio chegou e foi hora de colocar em pratica a parceria, iniciando pela participação do grupo no Salão Paranaense de Turismo que se realiza anualmente em Curitiba-PR

Logo após a participação no Salão Paranaense que por sua vez gerou novas parcerias e bons frutos para o projeto, foi a vez de percorrer os três municípios para que se realizassem uma série de visitas e trabalhos em potenciais colaboradores.

As atividades realizadas no município de Capanema aconteceram no dia 09 de maio e iniciaram com um Café da manhã no hotel Avenida, a qual reuniu o Diretor do Departamento de Turismo de Capanema – Marco Aurélio Gazzoni, os dois membros da Retur (Professor Jacó Gimenes e Luiz Carlos Wesler) e o proprietário do empreendimento, senhor Euclides Goldoni.

Ainda no período da manhã, foram realizadas entrevistas na Rádio Capanema e Radio Tropical, onde se falou por longos minutos sobre o Pacto CIM.

Na sequência, o grupo se deslocou para a Prefeitura Municipal de Capanema onde se reuniu com a administração municipal.

Chegado a hora do almoço, não se perdeu tempo, enquanto deliciava-se uma magnifica refeição oferecida pelo Restaurante em anexo ao Super Mercado Luersen, aproveitou-se para um bate-papo com outros empresários capanemenses.

O período da tarde foi contemplado com uma reunião na Câmara de Vereadores de Capanama, onde reuniram-se junto aos componentes do Pacto CIM, vereadores, empresários vinculados a ACEC, Sebrae, membros do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, representantes da Associação de Artesãos de Capanema, professores do IF-PR do Campus de Capanema, alguns proprietários de balneários e pessoas de nossa população que por ouvir as entrevistas nas rádios, aceitaram o convite e se fizeram presentes. Após as apresentações, o professor Jacó Gimenez repassou ao grupo valiosíssimas informações sobre o Pacto.

Ao finalizar o debate na Câmara de Vereadores, foi a vez de uma visita rápida nas instalações da empresa Macuco Capanema e na sequencia mais um compromisso foi finalizado com uma visita breve a ACEC e também a Cooperativa Cresol de Capanema.

Os próximos passos serão realizados em duas oficinas que tem como intuito a formação de lideranças que fortalecerão a rede turística nos municípios, sendo que em Capanema, a data para a realização da primeira oficina está estipulada para o dia 21 de maio e terá como local a Sala de reuniões do Hotel Avenida, com início às 13 horas e termino as 18 horas.

O mês de junho será contemplado para mais um dia de oficinas em cada município e ainda a participação do grupo no Festival Internacional de Turismo das Cataratas que acontece anualmente em Foz do Iguaçu e é um dos maiores eventos turísticos do Brasil.