Porto Rico fica no Noroeste do Paraná e conta com aproximadamente 28 km de margem do Rio Paraná, no último trecho “vivo”, ou seja, não represado, sendo o segundo maior da América do Sul. Com uma largura média de 1500 m, a área é ideal para a prática de esportes aquáticos.
O nome da cidade faz jus aos moradores ou a quem tem uma casa de fim de semana. Além disso, a riqueza está nas belezas naturais.
Suas diversas ilhas e reservas ecológicas com rica fauna e flora são apropriadas para o lazer náutico, pesca e ecoturismo.
De acordo com a história, o nome Porto Rico, surgiu por causa das belezas naturais, como o pôr-do-sol sobre as águas, a fartura da pesca, a facilidade de acesso à navegação e o transporte de cargas pelo rio Paraná.
Segundo a lenda, pescadores teriam deixado gravado em uma pedra a seguinte frase: “Deus seja louvado… este é um lugar feliz… é um porto rico”. Quem já passou por lá sabe bem o que isso significa.
Como a maioria das cidades do norte do estado, os seus colonizadores foram imigrantes paulistas, catarinenses, mineiros e de vários estados do Nordeste, que buscaram novos desafios nos anos de 1948.
De acordo com alguns historiadores, a abundância de madeiras de lei (peroba, ipê, cedro e outras) deu início a uma grande operação madeireira com a instalação de serrarias e exportação de madeira em toras para o estado de São Paulo, via transporte fluvial, pelas águas do rio Paraná.
Porto Rico está a 598 km de Curitiba. A viagem da capital até o município pela BR 376 demora cerca de 8 horas de carro. De ônibus, são cerca de 17 horas de viagem.