Conheça as datas para celebrar a Memória do Turismo Paranaense
Dia Nacional do Turismo – 8 de maio
Essa data comemorativa foi oficialmente criada por meio da Lei nº 12.625/2012, que entrou em vigor durante o governo de Dilma Rousseff. A escolha do dia 8 de maio se deve ao fato que, nesse dia, em 1916, o inventor Santos Dumont indignado com o que viu em sua visita as Cataratas do Iguaçu se reuniu com Afonso Camargo, então Presidente do Paraná, o que corresponderia a hoje ao cargo de Governador, para apresentar uma proposta de desapropriação das terras nos arredores das Cataratas do Iguaçu, com o objetivo de criar um Parque Nacional.
A iniciativa prosperou e no dia 28 de julho de 1916 entrou em vigor o Decreto Estadual nº 653/1916. Por meio desse decreto, uma área de mais de mil hectares foi convertida em área de utilidade pública. A partir de 1939, essa área tornou-se parte do Parque Nacional do Iguaçu, que se estende pelos territórios do Brasil e Argentina.
É bom lembrar que Santos Dumont iria retornar de Foz do Iguaçu para o Rio de Janeiro, via Buenos Aires. O seu interesse pelas coisas do Brasil, mudou a história!
Dia Estadual do Turismo – 27 de maio
Em 2015, Jacó Gimennes, enquanto estava à frente da Paraná Turismo, criou o projeto Memória do Turismo Paranaense. O objetivo era elencar fatos históricos que impulsionaram o Turismo do estado. Foi quando identificaram uma ação que marcou o início de uma grande jornada empreendedora do Turismo, a criação da PARANATUR (Empresa Paranaense de Turismo) e o CEPATUR (Conselho Paranaense de Turismo), no dia 27 de maio de 1969. As duas entidades foram criadas pelo então ex-governador Paulo Pimentel, que buscou reconhecer o turismo como atividade de grande importância para o estado, que gera renda e emprego.
Foi então que Jacó solicitou ao deputado estadual Douglas Fabricio que criasse um projeto de Lei. Assim, sancionada pelo Governo do Paraná, nasceu a Lei 18.474/2015, que marca o Dia Estadual do Turismo.
Dia do Turismo Regional – 6 de outubro
Criada em 2012, o Dia Regional do Turismo conta com a RETUR, quando a história da entidade inspirou o deputado estadual Douglas Fabrício a propor um projeto de lei pelo Turismo Regional.
Tudo começou, em 1998, com o I Seminário Estratégico “Rede de Turismo Regional”, com foco no fomento das oportunidades pelo Turismo com o surgimento dos empreendimentos do Turismo Rural, passando pela criação do GETER – Grupo de Empreendedores do Turismo no Espaço Regional, pelo Projeto Costa Rica – pioneiro na regionalização do Turismo no Paraná e do Projeto Corredor do Ivaí, entre outras conquistas.
Essa trajetória inspirou a criação da Lei Estadual nº 17.172/2012, que instituiu a data para marcar o dia do reconhecimento da RETUR como OSCIP, em 06 de outubro de 2003.