Dois em cada três brasileiros devem viajar até o fim do ano, aponta pesquisa

A ampliação da vacinação e a utilização de protocolos de biossegurança pelos destinos turísticos tem aumentado a confiança dos brasileiros na volta das viagens domésticas. Isso porque, dados da plataforma Booking.com, divulgados nesta quinta-feira (09.09), apontaram que dois em cada três brasileiros estão planejando viagens para os próximos seis meses.

Quando observado regionalmente, a pesquisa trouxe um interesse maior em viajar até o final do ano dos turistas do Sudeste e do Sul (71%), seguido pelos do Centro-Oeste (66%). No que diz respeito aos itens reservados por estes viajantes, 78% responderam que já garantiram sua reserva em acomodações e 75% já compraram suas passagens aéreas, rodoviárias, entre outros.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o levantamento veio para corroborar a alta expectativa do setor, que vem registrando mês a mês bons índices de recuperação. “Temos pela frente, pelo menos, mais três feriados nacionais, fora o Natal e o Ano Novo, que devem ampliar os números já registrados no 7 de setembro e nas férias de julho, até então, o melhor mês para alguns setores desde o início da pandemia. Volto a afirmar que o Brasil está preparado para que os turistas internos possam conhecer e/ou redescobrir o nosso país, de forma segura e responsável”, destacou.

A pesquisa questionou ainda os destinos preferidos pelos turistas de cada região. No Norte e Nordeste, Fortaleza (CE) e Gramado (RS) foram as cidades mais pontuadas. Já os do Centro-Oeste elegeram Caldas Novas (GO), evidenciamos o turismo de proximidade. No Sul, Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC) e Gramado (RS) foram os preferidos. Por fim, os viajantes da região Sudeste trouxeram Arraial do Cabo (RJ) e Campos do Jordão (SP) para o topo da lista.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – Uma das grandes tendências para a retomada das atividades turísticas é a busca por empreendimentos turísticos considerados seguros do ponto de vista sanitário, em razão da pandemia de coronavírus. Nesse sentido, o Ministério do Turismo lançou, em junho de 2020, o Selo Turismo Responsável colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. Iniciativa elogiada pelas maiores organizações internacionais do setor, a OMT e a WTTC. Atualmente, o selo já conta com a adesão de mais de 29,6 mil estabelecimentos do país.

Fonte: Ministério do Turismo