Dois Vizinhos no sudoeste do estado pratica roteirização como integração de municípios
Primeiros passos pela Roteirização Turística
Jacó Gimennes
Descobrir a arte de vizinhar, praticando visitas orientadas, para melhor conhecer nossos vizinhos e parceiros, cultivando a amizade e colher indicativos para bons negócios, do Turismo Regional.
Inspirado no nome do município polo – Dois Vizinhos, foi construído o Pacto de Vizinhanças com sete municípios, com a criação em 30/07/2020, do Núcleo Turístico de Vizinhanças, visando dar mais competitividade à Regionalização do Turismo.
Agora, é APRENDER FAZENDO, onde cada município deve organizar um ROTEIRO DE TURISMO DE VIZINHANÇAS, testar localmente e abrir a visitação de seus vizinhos.
Como fazer? listar pontos de possível interesse para os visitantes que serão os nossos turistas, num roteiro inicial de 01 dia.
Para facilitar a quem ainda não tem o INVENTÁRIO TURÌSTICO, pode-se seguir o raciocínio na identificação de possíveis interesses com os lugares:
que valorizo e que gosto de levar os parentes e amigos que me visitam;
onde é visível a procura pelos visitantes;
onde já existem empreendedores prestando serviços;
que dão identidade e notoriedade ao seu município;
Com a listagem na mão, começa a tomada de decisão para programar as atividades turísticas de visitação, mostrando onde ir, como ir e respectivos horários;
Após selecionados os lugares, deve-se:
Negociar visitação (aceite, disponibilidade, custos, etc);
Formar o Grupo Receptivo e quem vai fazer a CONDUÇÃO DOS TURISTAS
Engajar os produtores da acolhida e visitação;
Definir opções de datas e prazo de realização;
Ter claro onde deverá ser feita cada atividade de visitação, o conteúdo da mesma e quem estará atendendo?
Feito o passo a passo desta metodologia, do fazejamento, o processo de construção terá sustentação e poderá dar início ao círculo virtuoso da Roteirização de Vizinhanças.
Desta forma, como são sete municípios, cada um fará o seu roteiro, que será disponibilizado aos outros seis e a medida do interesse dos mesmos, ir realizando o DIA DO VIZINHO TURISTA, acolhendo e encantando com práticas que estimulem as vivências.
Um detalhe, nada de gratuidade, tudo deverá ser cobrado, com preços justos – pois Turismo é Negócio. Exploraremos o Turismo e não os Turistas!!!
Este não será apenas um exercício, para conhecer melhor seu município, mas acima de tudo, uma estratégia para o Grupo Receptivo se conhecer melhor, e com sentimento de produtores de Turismo, fortalecer os laços de boas e produtivas vizinhanças.
De maneira resumida, façam o plano de trabalho com as informações: horário de chegada, locais de visitação dos atrativos até o almoço, indicação do almoço (local, cardápio e custo) e continuar a visitação aos atrativos até o encerramento, as 17hs, com o Café dos Vizinhos e um até breve.
O bom atendimento é tudo, turistas gostando, farão a divulgação espontânea “boca a boca” e outros poderão se interessar a consumir os serviços turísticos (receptivo, visitação, alimentação e compras).
Ressalto a necessidade de testar por 2 vezes o roteiro proposto, com pessoas do seu próprio município, de preferência convidando formadores de opinião, para ao mesmo tempo poder aprimorar detalhes e dar visibilidade, de que temos TURISMO!
De modo simples e com determinação chegaremos lá!