Empresas se destacam e fortalecem o turismo na região Corredores das Águas
O fortalecimento do turismo na região Corredores das Águas está a passos largos. A maior prova que podemos ter é o comprometimento de empresários que se aliam a ações que provocam mudanças (e melhorias) significativas na sociedade, assim como acontece com o Selo de Qualidade do Turismo, projeto promovido pelo Sebrae PR e Fecomércio.
A ação certifica meios de hospedagem, empresas gastronômicas, de eventos, locadoras de veículos, agência de turismo receptivo, organizadoras de eventos, empresas de transporte turístico e espaço para eventos, com alto padrão de qualidade em gestão e serviços. Mas não é algo simples, é preciso engajamento e comprometimento para passar por um processo de auditoria. Este processo envolve aspectos ligados à gestão, atendimento ao cliente, infraestrutura, oferta de serviço, inovação, sustentabilidade e critérios sociais e econômicos.
Para receber o Selo, a empresa deve atingir determinada pontuação. As empresas que obtiverem nota acima de 95 pontos são premiadas com o Selo Ouro, entre 90 e 95 recebem o Selo Prata, e entre 80 e 90 o Selo de Bronze.
Maringá
O início desta semana (dia 17) foi marcado pelo reconhecimento de empresas maringaenses, que receberam o certificado do Selo de Qualidade do Turismo. 12 empresas estão nesta lista. Ao todo 31 micros, pequenas e médias empresas, de 13 cidades, receberam o Selo. Com a pandemia, apenas uma parte das empresas participantes do projeto receberam a premiação. Segundo o Sebrae, muitas empresas ainda não receberam a visita técnica para participarem da avaliação.
Entre as empresas de Maringá, que se destacam no projeto, está a Bússola Eventos, que há 4 anos faz parte do seleto time de empresas que se comprometem com o turismo paranaense. Paola Incerti, diretora da empresa, conta que nos dois últimos anos a Bússola ganhou o 1º lugar geral, na categoria organizadora de eventos. Já em 2019, se destacaram, também, na região Corredores das Águas, pela melhor nota em todas as categorias.
“Neste ano atingimos 100% de conformidade, ou seja, maior pontuação em todas as categorias. O Selo Ouro que recebemos vem de encontro com todo nosso planejamento estratégico. O Selo é uma forma de mostrarmos o quanto a empresa está preparada para realizar eventos com excelência. Conseguimos trazer à prática o que as pessoas esperam de um evento inesquecível.. A nossa expectativa agora é ganhar o destaque estadual, mas só vamos saber o resultado no final do ano”.
Ao contrário dos anos anteriores, a ação de reconhecimento aconteceu de forma online. De acordo com Patrícia Schiavoni, turismóloga e representante da RETUR, foi um momento único acompanhar o novo formato do projeto. “É a primeira vez que acompanho uma cerimônia online, principalmente em um momento tão singular, onde várias empresas estão em busca de novas soluções para se manterem e atenderem o mercado. Todas as empresas são merecedoras, pois trabalham em prol de melhorias, se inventando e reinventando a todo momento, sempre pensando nos munícipes e turistas”.
Conheça as empresas maringaenses que receberam o Selo Qualidade no Turismo 2020/2021:
- Açai Beat | Gastronomia
- Albadore | Gastronomia
- Atari Bar e Lanchonete | Gastronomia
- Casa da Mãe Joana | Gastronomia
- Hórus Cervejaria | Gastronomia
- Rock and Honda Temakeria e Sushi Bar | Gastronomia
- Fashion Hall Eventos | Espaço Eventos
- Bussola Eventos | Organizadora de Eventos
- VQV Eventos | Organizadora de Eventos
- Grandtour Viagens e Turismo | Transportadora
- King Konfort Hotel | Hospedagem
- Hotel Ipiranga | Hospedagem
O Selo conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.