Expedição pela prevenção ao câncer de mama mobiliza e encanta municípios

A Expedição Paraná, realizada pela Confraria Filhas do Vento e da Liberdade, que é composta por 15 mulheres teve início neste dia 14, com a largada em frente ao Palácio do Iguaçu, uma viagem de 15 dias pelo Paraná, percorrendo 40 cidades e mais de 2,5 mil quilômetros com motocicletas, tem a missão de despertar a atenção para a prevenção ao câncer de mama.

O itinerário, da Expedição Paraná idealizado pela Paraná Turismo, com o apoio das IGR’s, prevê a passagem por 40 municípios que fazem divisa com Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e fronteira com Argentina e Paraguai, de diferentes regiões do Estado. A chegada será no dia 30, em Matinhos, no Litoral.

Na região Corredores das Águas, a RETUR mobilizou os municípios para que a recepção tivesse o encanto da hospitalidade própria dos paranaenses.

 

 

 

 

 

No dia 18 a Comitiva teve a recepção do Prefeito Juninho e sua equipe que os recebeu com um delicioso almoço e muito entusiasmo, seguindo a caminho de Terra Rica onde tiveram um jantar e apoio na hospedagem do Hotel Shamballa e do Marco Hotel e o café da manhã oferecido pela Casa do Pão, com a mobilização da Sandra Frauches e presença carinhosa do Prefeito Júlio e sua Vice, a simpática e dedicada Marta

Uma breve passada pelo Porto São José, foi o suficiente para abastecerem as energias e conhecerem um pouco do Litoral das Águas Doces, com um divertido passeio de barco pelas maravilhas do rio Paraná e teve o apoio do Grupo Douradão e do Secretário Fabinho.

A Expedição Filhas do Vento e da Liberdade seguiu para Icaraíma, portal do Parque Nacional da Ilha Grande, sendo recepcionada pela 1ª dama e chefe de gabinete, Susana Graciano e mais um grupo de mulheres, na Escola Municipal do campo Porto Camargo foi ministrado uma palestra aos professores, alunas e alunos, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, onde, a Viviane integrante da Confraria contou sua experiência. O plantio dos manacás foi na área de camping do Balneário Porto Camargo. O Hotel Primavera acolheu as bravas motociclistas para o repouso merecido, seguindo então para Umuarama para a recepção e plantio dos manacás, encerrando assim a participação na Região Turística Corredores das Águas.

Esta é uma primeira experiência, ficando os manacás perpetuando as amizades que foram plantadas junto com as árvores pelas “meninas” da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade.

A RETUR agradece o apoio dos Prefeitos e de todos os envolvidos nos municípios de Itaguajé, Terra Rica, São Pedro do Paraná/Porto São José, Icaraíma/Porto Camargo e Umuarama, que tornaram possível a realização da expedição, reforçando a certeza que um trabalho em rede sempre tem bons resultados e reafirmando a frase de nosso fundador Jacó Gimennes, – “Quem faz a diferença são as pessoas”

 

A Presidente da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade e uma das idealizadoras do projeto, Telma Crummenauer era uma das mais empolgadas com a possibilidade de conhecer uma série de cantinhos do Paraná com o vento batendo no rosto. “É uma viagem de conscientização para que a mulher possa se amar e se cuidar. E permitir que a gente conheça de fato o nosso Paraná”, afirmou.