Iniciativa marca reposicionamento do Projeto Costa Rica
A Rede de Turismo Regional (RETUR) é pioneira na Regionalização do Turismo Sustentável. Parte desta conquista ocorreu por meio do Projeto Costa Rica, que abrange 11 municípios lindeiros ao rio Paraná e Paranapanema, delimitados pela Foz do Rio Pirapó e Foz do Rio Ivaí: Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Nova Londrina, Marilena, Diamante do Norte, Terra Rica, Inajá, Jardim Olinda, Itaguajé e Santo Inácio.
Por descontinuidade política o projeto não avançou suficiente nos últimos anos e, neste mês, foi retomado com um novo posicionamento. “Em julho, mais precisamente no dia 31, o projeto completará 15 anos. Agora propomos novos desafios e a necessidade de reposicionar os propósitos que levaram a RETUR a trabalhar o Porto São José/São Pedro do Paraná, como piloto do Projeto Litoral Doce. A ideia é replicar, gradativamente, nos cinco portos de Querência do Norte, no Rio Paraná”, explica Jacó Gimennes, fundador e consultor da RETUR.
Para promover o reposicionamento, o dia 15/05 marcou o início dos trabalhos. Porto São José foi sede da primeira oficina que resgatou o tema, reunindo cerca de 30 pessoas. Com metodologia jacobiana, serão realizados cinco módulos de construção estratégica e programática com Produtores de Turismo. “Muitos aprendizados nos levaram a colocar no mercado as praias de águas doces. Então vamos seguir valorizando nossa região e o que temos de riquezas”.
A nova fase do Projeto Costa Rica terá a frente as prefeitas municipais Neila Fernandes, prefeita de São Pedro do Paraná, e Roze Ragiotto, prefeita de Querência do Norte, além da coordenação do Prof. Jacó Gimennes.