Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema
O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, em divisa com o Paraná, possui 73.345,15 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criado em 1998, foi à primeira Unidade de Conservação do Estado assim constituída. Sua criação foi motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP, em dezembro de 1998. Hoje, o Parque tem estrutura para receber pesquisadores de várias áreas e está sendo adequado para receber visitação pública.
- Objetivos: conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos Rios Ivinhema e Paraná, manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais e promover a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o Parque, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.
- Atividades atuais: pesquisas e visitas com fins educativos com agendamento prévio.
- Projetos: melhoria e implantação de infraestrutura viária, centro de visitantes, guaritas e torres de observação).
- Atividades futuras: visitação de trilhas, safáris fotográficos, passei de barco e outras embarcações, observação de aves e mamíferos.
- Atrativos: Trilhas, lagos e lagoas, observação de fauna e flora.
- Infraestrutura atual: sede, alojamento de visitantes, estradas para acesso.
- Ingressos
- Situação da visitação: Aberto com autorização especial Dias da semana: Domingo a Domingo Horários: 08:00 a 17:00
Informações complementares: As visitações são agendadas por meio do e-mail: lucvilla@gmail.com ou pelos telefones (67) 3318 5639 e 3318 5655. Nos meses de chuva (novembro a março) o acesso é difícil