Maringá realiza 3ª Semana Municipal do Turismo

Programação é variada e será realizada em diversos pontos da cidade

Com a proposta de agitar a cidade de Maringá, a Semana Municipal do turismo é uma ação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), por meio da Diretoria de Turismo, e conta com apoio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

De 16 a 21 de abril, munícipes e turistas poderão acompanhar a programação, que contém workshops, exposições, apresentações, minicursos, City Tour, Beer Tour, painel, roda de conversa, pedalada e o famoso “Festival Gastronômico”, uma verdadeira celebração aos sabores da região.

Trade Turístico

De acordo com Amarildo Torres, diretor de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá, o turismo é uma atividade de serviços que – à medida que vai se desenvolvendo -, torna-se responsável pela satisfação das necessidades múltiplas, passando a ter importância na economia do município de modo geral. “A programação desta edição foi voltada e pensada no trade turístico. Por isso temos cursos, minicursos e workshops voltados para a qualificação profissional dos nossos receptores de turismo. Estamos trabalhando também melhorias na receptividade do município”.

O Diretor conta que além da Semana do Turismo, um dos maiores feitos foi a realização do Natal Maringá Encantada que atraiu milhares de pessoas à Maringá, “incrementando o faturamento no final do ano do comércio, bares, hotéis e restaurantes em mais de 25%, conforme levantamento do Observatório do Turismo do Convention Bureau”, declara.  Além do Natal, o município vem implementando ações para atrair o turista e solidificar a cidade como polo turístico do interior do estado.

Potencial

O presidente do Convention, Alysson Thomasi destaca que o evento ajudará a divulgar e promover o potencial turístico da cidade. “Temos uma vocação muito forte para vários segmentos do turismo. Essa semana será importante para mostrar essa nossa vocação e, claro, receber turistas e oferecer atividades para a população local”, comenta.

Dia do Turismo

O Dia Municipal de Turismo foi instituído no dia 18 de abril, conforme Lei Municipal nº 9689/2014.  A Lei é de autoria de Ulisses Maia, no cargo de vereador, e de Jacó Gimennes (Atual presidente da Paraná Turismo), no cargo de presidente do Conselho de Turismo de Maringá em 2014. O marco regional foi fundamentado na data de criação do Conselho de Maringá. A semana do Turismo de Maringá foi criada em 2016, sob a lei número 10.307.