A Rede Empresarial do Turismo é um conjunto de empresas interligadas, para desenvolver a cultura associativa entre interesses iguais (indivíduos, empresas, instituições, formas de associações etc.), que cooperam entre sí, com vivências em boas práticas, se fortalecendo na filosofia CIM – Conhecimento, Inteligência e Mercado.
É uma forma de organização, e em função de sua articulação, elementos afins, se fortalecem como setor, de modo coordenado e cooperado de forma autônoma, preservada e garantida na medida em que tal relacionamento se dá de forma não hierárquica, isto é, horizontal, não havendo subordinação de um elemento a qualquer outro.
O principal objetivo é a divulgação dos empreendimentos através das mídias sociais, participação em feiras, mostras turísticas, rodadas de negócios e confecção de material promocional e outros, com custos compartilhados.
Rede Empresarial de Turismo constrói um ambiente favorável à disseminação de boas práticas, tecnologias, informações e promoção. A difusão é feita de forma descentralizada, por meio dos próprios atores interessados, mediante a interação entre os atores.