Município de Verê mostra que o pequeno pode se tornar grande!
O fluxo de turistas às Águas Termais e ao seu Parque Aquático possibilitou a criação de outras demandas por outras atividades, o que foi respondido por iniciativas empreendedoras com destaque a Família Sartor que fez a transformação das uvas em vinhos, sucos e geleias, como oferta associada ao Turismo e ainda com serviços receptivos. O incentivo do Resort em incluir na agenda dos hóspedes a opção de visita ao Sítio Sartor, foi decisiva para a formatação da Acolhida Rural como produto turístico.
Neste cenário tem-se a criação da Secretaria Municipal de Turismo e assim, Verê assumiu a sua condição de Município Turístico.
Com a identificação de outras iniciativas e a oferta de cursos do Senar, o interesse turístico associativo levou ao segundo grande passo para o Verê ser fortalecido como Município Turístico, com a criação da Associação de Empreendedores do Turismo de Verê.
As contribuições da RETUR-Rede de Turismo Regional com o apoio da CRESOL, possibilitou a Verê através da metodologia CIM-Conhecimento, Inteligência e Mercado, a tomada de consciência pelas lideranças sobre as possibilidades de Verê como Destino Emergente e indutor turístico para a região, com a criação do NTV-Núcleo Turístico de Vizinhanças, formado por um bloco de sete municípios, polarizado por Dois Vizinhos.
Com a conclusão pela COPEL da PCH Bela Vista no Rio Chopin, a vocação turística de Verê foi ainda mais enriquecida como um local de visitação tecnológica monitorada, tendo como complemento a construção das bases de uma prainha sustentável e da ponte para ligação rodoviária com o município de São João. Com o lago formado tem-se o grande incentivo para a extensão urbana com projetos imobiliários para a construção de Condomínios de Residências de Lazer e Turismo.