Atalaia

Foto: topo 1

A colonização do município de Atalaia deve-se em grande parte ao projeto vitorioso da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa que idealizou e viabilizou inúmeros municípios na vasta região compreendida entre os rios Paranapanema, Ivaí e a fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul. Hoje uma cidade hospitaleira e tem como prato típico de Atalaia é a Leitoa Descansada, que lembra as tradições culturais da sua colonização e é servido nas festas muncipais. Guarda no meio rural a  Capela de Santa Rita de Cássia,  que traz a lembrança de sua colonização, sendo um convite para uma caminhada pelos belos cenários.

Entre 1943 e 1950 essas terras pertenciam ao município de Mandaguari, que nessa ocasião iniciou-se a formação do Patrimônio denominado “INFERNO VERDE”. A história registra que no primeiro movimento, com os ideais de colonização do lugar, deu-se em janeiro de 1950, sendo que em 1960 foi emancipado como Município de Atalaia, com território desmembrado de Nova Esperança, a instalação oficial se deu no dia 15 de novembro de 1961. O termo “Atalaia” origina-se da posição geográfica, da sede municipal, e é definido: De onde se pode avistar ou vigiar o lugar, “local alto, semelhante à de uma sentinela”. Denominação dada pela companhia colonizadora através de seu Departamento Topográfico, dirigido por Wladimir Babkov.

 

 


DICAS

Pesqueiro Jacomini

Local agradável situado próximo ao centro da cidade, na Estrada Atalaia, sentido a cidade de Ângulo, proporciona qualidade em lazer, pescaria e uma alimentação de qualidade, com cardárpios variados com porções e bebidas. (44) 3254.1877,

https://www.facebook.com/edson.jacomini

 

 

Outras áreas de lazer usadas pela comunidade

Rio Jacupiranga - local com trilhas ecológicas, apropriado para lazer, Mata Ciliar Nativa.

Rio Caxangá - local com trilhas ecológicas, apropriado pelo lazer

Cachoeira Véu da Noiva - Cachoeira com aproximadamente 08 metros de altura, local usado pelos moradores da região para banho.

Cachoeira Caiçara - reflorestamento e algumas espécies nativas da fauna. Visitação restrita por ser área particular, contato: (44) 9972-3341

Datas comemorativas

  • Aniversário da Cidade28 de julho
  • Padroeira da Cidade - Nossa Senhora Rainha22 de agosto