Floresta

Foto: topo 1

O nome de Floresta nada tem a ver com as matas exuberantes que existiam na região na década de 40, quando os primeiros moradores chegaram. De acordo com a história ensinada nas escolas do município, o nome foi dado por Fukumatsu Kimura, um japonês que foi um dos primeiros moradores de Maringá, tinha uma máquina de beneficiamento de arroz no Maringá Velho, e abriu uma serraria no pequeno povoado que nascia no caminho para o Rio Ivaí. Ele chamou o lugar de “Vila Floresta” em homenagem à Fazenda Floresta, em que morou, próximo a Santos (SP).

As empresas dos irmãos Kimura, a Serraria Floresta e a Cerâmica Floresta, foram fatores determinantes na formação do núcleo urbano, que se desenvolveu rápido como resultado da força da cafeicultura. Hoje, a praça principal de Floresta é a Monsenhor Kimura e muitas homenagens foram prestadas pela cidade aos japoneses pioneiros em 2008, durante os festejos dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Floresta é uma cidade que se destaca pelo desenvolvimento agrícola. E por este motivo, em 2021 foi reconhecida pelo pioneirismo e a tradição da produção do milho safrinha por meio da lei estadual 20.750/2021. Devido às seguidas frustrações de safras dos agricultores do Paraná com a cultura do café, principalmente resultantes das geadas severas na década de 1970, em especial a ocorrida em 1975, e com as culturas de inverno, como o trigo, que oferecia pouco retorno, o cultivo extemporâneo do milho foi iniciado nesta década, no município de Floresta

Curiosidade

No dia 09 de outubro de 1968, um forte temporal atingiu o município de Floresta, o vento destelhou diversas casas, derrubou árvores e fez ir ao chão as paredes da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Mas o fato que impressionou a população daquela cidade, apesar do vendaval ter gerado tantos estragos e prejuízos apenas uma imagem continuou intacta, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para os moradores, um milagre difícil de ser explicado, e que despertou ainda mais a fé de peregrinos.

 

Restaurantes mais conhecidos:
Restaurante Rural Kimura: Comida japonesa e peixe frito.
Localização: Acesso pela PR-317, KM 124.
Telefone: (44) 98843-3702
Instagram: @kimuerarestauranterural

Restaurante Rural do Jair: Comida caseira e peixe frito.
Localização: Vila Rural, acesso pela PR-546
Telefone: (44) 99147-3427
Instagram: @restaurante_rural_do_jair

Restaurante Rural do Rui: Comida caseira e peixe frito
Localização: Estrada do Bicão, entrada pela Av. Getúlio Vargas
Telefone: (44) 98839-5270
Instagram: @restaurante.rural.do.rui

Restaurante Trevo

Restaurante Caseiro
Restaurante Sabor da Roça

Restaurante e Pousada Toca do Peixe

Churrascaria e Hotel Duzentão


DICAS

Ilha da Bananeira: no rio Ivaí com Trilhas do Mato e das Pedras

Salto da Ilha da Bananeira, no Rio Ivaí na década de 60 a 70 era um ponto de encontro para o lazer para a região que se deliciava nas águas do rio. Hoje redescoberto pelo Projeto Corredor do Ivaí é um dos cartões postais do município.

Sítio Roda D’água: Produção de Mel, apicultura, conhecimento, morangos, degustação e compras e relato do manejo sustentável da propriedade pelos empreendedores Albertina e seu esposo Jung e a filha Ligia.

Parque do Bicão: nascente de água onde é muito frequentada por banhistas (em implantação)

Datas comemorativas

  • Padroeira Nossa Senhora do Rosário07 de outubro
  • Aniversário do Município18 de novembro

Eventos

  • Safratec (Encontro de Tecnologias Cocamar) janeiro, julho
  • Festa da Paróquia (Costelão ao Fogo de Chão) maio
  • Dia do Imigrante Japonês junho
  • Festa da Apae (Costela Recheada) julho
  • Festa do Prato Típico de Floresta (Leitoa Grelhada Dupla Face) agosto
  • Festa da Obra Assistencial (Picanha na Chapa) setembro
  • EXPOESTA – Exposição Agropecuária e Industrial de novembro
  • Natal Encantado de Floresta dezembro