Iporã

Foto: Igreja2

Iporã é o destino perfeito para quem curte atividades em meio à natureza. Iporã significa “água boa” na língua indígena. A cidade recebeu esse nome em virtude da qualidade das águas que correm nos rios e riachos.. Conheça a Corredeira dos Índios, formada por pequenas ilhas ao longo do curso do rio Piquiri, cachoeiras e vegetação típica da região que dão um charme especial ao local.

O Parque Ecológico Primavera com 24 hectares de lazer,  conta com quiosques, churrasqueiras, quadras de esportes, trilhas e muita área verde para receber e encantar centenas de visitantes.

A empresa “Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Limitada” (mais tarde denominada de SINOP Terras Ltda.), em parceria com os colonizadores Pepino e João Pedro Moreira de Carvalho, foram autorizados a explorarem a “gleba Atlântida”, região onde atualmente é a sede do município de Iporã.

A imobiliária derrubou parte da floresta, abriu estradas e organizou a divisão das terras em loteamentos e tão logo os serviços foram concluídos, chegaram os primeiros colonizadores, como Toshio Uchiyama, Francisco Vieira Marques, Rodolfo e Augusto Hering, José Aparecido de Oliveira, Arlindo Pereira da Silva, Waldomiro Vieira Marques e Augusto Rodrigues Gonçalves.

Inicialmente Iporã era um povoado do distrito de Cruzeiro do Oeste, da cidade de Cruzeiro do Oeste. Em 1955 foi elevada à categoria de distrito de Cruzeiro do Oeste.

Em 1960, é elevada à categoria de município e em 15 de novembro de 1961 é instalado o distrito sede de Iporã.

 

Datas comemorativas

  • Aniversário do Município 12 de outubro

Eventos

  • Campeonato de Futebol Suíço fevereiro
  • Torneio do Trabalhador maio
  • Campeonato de Futsal julho
  • Conselho de Pastores outubro
  • Rodeio e Montaria em touro outubro