Munhoz de Mello

Foto: munhoz5

Munhoz de Mello é uma cidade pacata e acolhedora, tem sua principal atividade econômica na agropecuária com participação empreendedora da comunidade, se destacando como uma cidade organizada e excelência nos serviços na saúde e valorizando sua cultura e raízes. Com isso, seu slogan é:  Cidade da Família Feliz! O pequeno povoado aconteceu na década de 40, com a primeira denominação de Gleba Interventor Manoel Ribas. O nome foi homenagem prestada por seu filho Gustavo Ribas, dono da gleba, ao eminente político Manoel Ribas, que havia governado o Paraná por 13 anos. Em 1955, houve o desmembramento de Astorga e no ano seguinte com a posse do primeiro prefeito eleito, passou a denominar-se Munhoz de Mello.

Ao visitar Munhoz de Mello você conhecerá sua hospitalidade e sua gastronomia focada na ruralidade, com um prato pitoresco, o “Porco Sertanejo com palmito assado” – Prato tradicional do município que é servido em ocasiões especiais, valorizando a produção local. Na gastronomia, também a Vila Rural José Venâncio Sobrinho, também tem seu prato típico, a Leitoa Vileira ao forno à lenha, onde a Associação dos Moradores da Vila Rural, faz a concorrida festa, que representa as suas peculiaridades rurais. A cultura se vê represntada pela Banda Marcial, formado por crianças e adolescentes com apresentações enaltecendo a organização da cidade.

 


DICAS



 

Pesqueiro e Choperia Avanço - na chácara Santa Maria, o restaurante e lanchonete oferece um delicioso cardápio, (44) 99823-3738 (foto1)

 



 

Pesqueiro Seiscentos - local agradável com duas lagoas para pesca e saborosa refeição, com cardápio variado, na Av Presidente Getulio Vargas, (44) 3234-1393  / (foto2)  - https://www.facebook.com/profile.php?id=100005344577061  

 

 

Piscicultura Piracema - Em maio de 1996 iniciavam-se as obras para a construção da piscicultura que se tornaria referência na história da piscicultura regional. No início foram construídos apenas 14 tanques, no ano seguinte foram construídos mais 24 tanques. Hoje a piscicultura Piracema com a tecnologia aplicada é uma das mais modernas do mundo, e se inicia com a criação dos reprodutores, Conta com 52 tanques na unidade de reprodução, laboratório super moderno com 150 m 2 com aquários de reprodução, incubadoras para ovos e larvas, sistema de aquecimento e controle de água, caixas para depuração de alevinos etc e em Maringá a estrutura conta com um posto de comercialização de alevinos onde também é fabricado a ração para larvas e alevinos e também onde os produtores são atendidos e orientados na compra dos filhotes de peixe. Conta ainda com mais 26 tanques para engorda e larvicultura no município de Lobato.  Não é aberto ao turista, mas pode ser agendado visita técnica a grupos.

Para os amantes da natureza a Cachoeira  Tangara - localizada na Estrada do Moncalvo uma queda de aproximadamente 05 metros de altura, com um lago de 10 metros de largura, tem 03 quilômetros de rio que começa na nascente Águas de São Carlos é uma boa opção para o lazer das famílias.


Fazenda Felicíssima – com visitas agendadas, conta a história da localidade, com Capela e Gruta de Nossa Senhora, lago e lindos cenários.


Além da Capela da Fazenda, as Capelas Rurais da Água dos Alves e Capela Fernão Dias (foto) são atrativas e uma forma de se voltar as nossas origens.

 

Datas comemorativas

  • Padroeiro: São Sebastião 20 de janeiro
  • Aniversário do município03 de novembro

Eventos

  • Festa do Padroeiro São Sebastiãojaneiro
  • Caminhada Religiosa da Semana Santaabril
  • Festa de São João do Distrito de Fernão Dias junho
  • Campeonato regional de Futebol Suíço e Campeonato de Trucosetembro
  • Cavalgada Ecológicaoutubro