O Paraná Turístico 2026 visa uma efetiva transformação da realidade turística do Paraná até 2026 e apresenta-se como produto de um processo de construção conjunta e pactuada entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil do Estado e suas respectivas Regi­ões Turísticas. Trata-se de um documento direcionador de esforços que surgiu no âmbito do Conselho Paranaense de Turismo – CEPATUR e é coordenado por uma Câmara Técnica de Gestão. Esta câmara foi responsável por definir a sua metodologia, os recursos, a articulação dos parceiros e a coordenação de ações para sua elaboração. Este objetivo foi alcançado e resultou no lançamento do documento Paraná Turístico 2026 no dia 27 de setembro de 2016, Dia Internacional do Turismo.

Ele adota princípios do planejamento participativo, estratégico e indicativo, reconhecendo que os atores envolvidos no processo saberão tomar iniciativas positivas, alinhadas às informações nele apresentadas e considerando a lógica sistêmica do processo. Servindo, portando, como um instrumento de apoio na tomada de decisões. Assim, o uso adequado da informação, de modo distribuído e por meio de processos participativos e estratégicos (oficinas, reuniões e grupos de gestão) permitirão simultaneamente dar racionalidade ao processo de desenvolvimento turístico e estabelecer um verdadeiro Pacto para construir um destino turístico inteligente.

Neste sentido, o presente documento se constitui numa sistematização das ações propostas em vários estudos realizados sobre a Região Turística Corredores das Águas com o objetivo de instrumentalizar e apoiar a operacionalização do Paraná Turístico 2026 no âmbito regional. Pretende-se com este plano apresentar ações a serem implementadas na Região para o desenvolvimento sustentável do turismo regional, alinhadas à visão de futuro do  Paraná Turístico 2026 e propostas para o período de 2 anos (2017-2019), uma vez que este processo de planejamento operacional se dará a cada 2 anos. Com a elaboração deste Plano, esperamos auxiliar as instâncias de governança regional a consolidar a posição do Turismo no contexto econômico e social do Estado bem como no desenvolvimento da sociedade paranaense.