Road trip pode ser o futuro do turismo na pós-pandemia
Estilo de viagem popular nos filmes, a road trip tem tudo para voltar à moda. Viajar de carro é uma das tendências apontadas pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul (Abav-MS) como tendência para o cenário pós-pandemia.
“Nós percebemos até mesmo entre os primeiros turistas que recebemos na região de Bonito vieram de carro dos estados do Paraná e São Paulo”, explica o presidente da Abav-MS, Ney Gonçalves.
A sensação de segurança pode ser maior em famílias que optam por viajar no próprio carro, justamente para evitar as aglomerações em aeroportos e aviões. “A previsão é que neste início de retorno as atividades turísticas, as viagens rodoviárias sejam as preferidas dos turistas. Porque o turista pode pegar seu carro e vir com segurança”, ressalta. A tendência é apontada para distâncias de 500km a 1000km, mas road trips podem ser ainda mais longas, dependendo do ânimo do viajante.
Por enquanto, Gonçalves explica que o mercado de viagens, até as feitas por meio de carros, está recomeçando aos poucos. “As pessoas ainda estão inseguras, ainda mais com o índice de casos ainda alto, mas acredito que passando esse período, até o final de agosto e setembro, o turismo deve retornar”, aponta.
Confira dicas para realizar uma road trip:
1. Combustível
Sempre tenha em mente que o carro deve estar abastecido, principalmente porque imprevistos podem ocorrer.
2. Alimentação
Viajar de carro, ainda mais após uma pandemia, deve ter muita cautela. Evite muitas paradas e alimentos de procedência desconhecida. Leve água de sobra e lanchinhos leves.
3. Mapa, bússola, carregador portátil e chip adicional
Mapas podem ajudar caso o celular ou as placas de identificação da estrada falhem. Ter um kit de sobrevivência nunca é demais e isso inclui a tecnologia. Aproveite para levar um carregador portátil para o celular e um chip adicional, caso o DDD seja diferente.