Sebrae lança portal com diferenciais competitivos regionais; confira
O Sebrae acaba de lançar o portal Origens, que revela aspectos das Indicações Geográficas (IGs) que podem ser usados em produtos para valorizar as características únicas regionais, fomentando a economia local e intensificando o turismo.
“Pretendemos atingir, com esse site, todos os brasileiros potenciais consumidores das IGs, na forma de acesso aos seus produtos e de visitas a essas regiões, assim como os pequenos negócios que comercializam esses produtos, tais como restaurantes, bares, cafés, confeitarias, hotéis, lojas de produtos artesanais”, ressalta Hulda Giesbrecht, analista de inovação do Sebrae. O site ainda pode ser expandido para versões em outros idiomas, como espanhol e inglês para alcançar mercados no exterior.
O portal traz, entre todas, as nove Indicações Geográficas conquistadas pelo Paraná, num trabalho fomentado pelo Sebrae em todo Estado. São elas a bala de banana de Antonina, o mel do Oeste do Paraná, o melado de Capanema, a goiaba de Carlópolis, o mel de Ortigueira, o queijo de Witmarsum, a erva-mate São Matheus – do sul do Paraná, a uva de Marialva e o café do Norte Pioneiro.
“Vamos ampliar sempre que as novas Indicações Geográficas forem reconhecidas pelo INPI. O site poderá ser usado como uma referência para os brasileiros programarem suas viagens para conhecer regiões com produtos únicos e vivenciar o saber-fazer das pessoas que lá vivem”, acrescenta.
Fonte: BrasilTuris