Tudo começou em 23 de dezembro de 2014, quando o Deputado Estadual Douglas Fabrício, me convidou para assumir a presidência da Paraná Turismo.

Um inesquecível presente de Natal, pelo significado da missão em prol do Turismo Paranaense.

Pela primeira vez, a escolha foi feita com uma pessoa vinda de uma região turística emergente, diferentemente das outras escolhas ao longo da história, que recaíram em pessoas oriundas de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

Professor Jacó Gimennes, um Químico de formação que evoluiu para ser o Alquimista do Desenvolvimento pelo Turismo.

A minha vivência empreendedora como docente da UEM-Universidade Estadual de Maringá, inspirou o Prefeito Rubens Bueno a me convidar, para em 27/10/1994 assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Turismo de Campo Mourão.

Este convite se deu em uma das épocas de muitas dificuldades, da recente história do Brasil. Como a necessidade é a mãe da criação, pude trabalhar uma janela de oportunidades, daquilo que poderia ser o novo, surgia as bases para o Turismo Regional.

Tínhamos que criar esperança, boas expectativas e passar confiança como estratégias de superação e mudanças. Assim, o Turismo entrou em minha vida, com seis bons motivos, a saber:

– Da Fé, a fitinha de São José do Mourão, com o apoio do Bispo da Igreja Católica, na época, Dom Virgílio de Pauli;

– Da Ruralidade, as iniciativas emergentes do Turismo Rural, como manifestação da nova economia dos serviços não rurais;

– Da Gastronomia, a partir do singular Carneiro no Buraco, grande invenção de inovar o cozimento num tacho, com o calor das paredes aquecidas de um buraco na terra. Invento de três ilustres mourãoenses e aprimorado pelo mestre cuca, Tony Nishimura;

– Da Natureza, com a inusitada ocorrência geográfica do Cerrado, dos rios e cachoeiras, onde o Lago Azul / Copel inspirou a criação do Parque Estadual;

– Da Cultura, com as criações do Artesanato e dos encontros de Artesãos, na Feira da Praça da Catedral;

– Da Regionalidade, com o sentimento de integrar os municípios vizinhos de Campo Mourão, com o melhor de seus recursos e atrativos;

Assim, o Projeto Bem-te-vi pelo Turismo, foi construído de maneira simples e criativa, sendo alavancado pelas necessidades, interesses e sonhos.

Do Carneiro no Buraco, veio a semente para cada município da COMCAM-Comunidade dos Municípios da região de Campo Mourão, desenvolvesse o seu prato “oficializado” como típico, que resultou no maior Circuito Gastronômico, com 25 Pratos Municipais.

Da Ruralidade, veio o Turismo Rural, com visão regionalizada e hoje, empreendimentos exitosos, como a Fazenda Água Azul / Fênix, Pousada a Fazendinha – Campo Mourão e Pousada Parque das Gabirobas em Roncador, tiveram início e apoio naquela época.

E da necessidade de ter um “espaço” mais apropriado no mercado, pois não tínhamos condição na época, de ser enquadrado em Turismo Nacional e Turismo Internacional, tive uma das minhas melhores iniciativas quando em 1998 organizei o Seminário Rede de Turismo Regional, com o propósito de criar estratégias para superar as dificuldades que travam iniciativas, no interior do estado e para tal, a luz brilhou com a visão de pessoas em Rede, fazendo acontecer, com a soma de inteligências e competências

No processo em curso, o então Presidente do Sindicato Rural Patronal de Campo Mourão, Sr. Nelson Teodoro, pediu a mim uma proposta para ser defendida no SENAR-Serviço Nacional da Aprendizagem Rural, para a criação da área de cursos em Turismo Rural.

Em junho de 2003, no CTA-Centro de Treinamento da Agricultura da FAEP-Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em Ibiporã, fui qualificado como Instrutor do Programa de Turismo Rural, com credenciamento em seis cursos profissionalizantes, na área de Gestão.

Curso do SENAR – Turismo Rural em Balsa Nova

No período de setembro de 2003 a 2014 pude ministrar mais de 300 cursos pela Paraná afora, um feito digno de figurar no Guiness Book.

Na caminhada, voltei para Maringá, onde a sede da RETUR-Rede de Turismo Regional, foi institucionalidade com CNPJ, no mês de maio e reconhecida como OSCIP-Organização da Sociedade Civil de Interesse Público em 06 de outubro de 2003.

Em paralelo, no período de 2002 a 2004, ministrei o Programa de Extensão da UEM, onde formamos 107 Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo, fortalecendo a base do Capital Humano, para o Projeto Costa Rica Paraná – pioneiro na Regionalização do Turismo, com 11 municípios, banhados pelos rios Paraná e Paranapanema, entre a foz do rio Ivaí e a foz rio Pirapó.

Curso em Porto Rico – Chalana Cristo Rei – rio Baía/MS

Em 2007 a RETUR assumiu a Governança Regional do Turismo na região Noroeste e foi responsável pela construção da identidade turística, com o conceito de Corredores das Águas. Uma verdadeira escola onde muitos aprendizados marcaram minha vida de educador empreendedor.

Meu jeito franciscano de ser (primeiro as necessidades, depois o possível e assim, depois fazendo o impossível), possibilitou colocar na prática a metodologia jacobiana do Fazejamento (pensar fazendo e fazer pensando).

Acredito que baseado nesses feitos e modo entusiasta de agir, tenha levado o Deputado Douglas Fabrício, a me convidar para ser Presidente da Paraná Turismo em 23 de dezembro de 2014.