Cruzeiro do Oeste, o dinossauro paranaense e o turismo na região

Atualmente, quando dizemos o nome do município de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná, a única coisa que passa pela cabeça de quem acompanhou as noticias da última semana é “a cidade do dinossauro”. Sim, entre os mais recentes atributos a cidade agora agrega em seu currículo a descoberta do fóssil de um dinossauro inédito.

Com cerca de 21 mil habitantes, a cidade de Cruzeiro do Oeste também ficou conhecida em 2014, quando 47 fósseis de pterossauros (répteis voadores pré-históricos) foram encontrados.

De acordo com Wanda Pille, presidente da Rede de Turismo Regional (RETUR), a nova descoberta projeta o Paraná para o mundo técnico na área da arqueologia e proporciona oportunidades de desenvolvimento do setor turístico. “Acreditamos claramente que o turismo cientifico vai mudar a rotina do município, consequentemente ganha-se novas oportunidades em diversas frentes, com o valor do conhecimento associado a pesquisa, cultura e curiosidade”.

A RETUR trabalha no apoio a gestão integrada do turismo, item essencial para que o município esteja preparado para receber turistas nesta nova etapa. “Já existe uma demanda de pesquisadores visitando o município. A nova descoberta vai reforçar este movimento e ampliar as possibilidades do município, que se destacará muito no turismo paranaense”, explica Wanda.

Para Jacó Gimennes, fundador e consultor da RETUR, o grande diferencial para um lugar ser turístico é quando se tem algo singular, “assim como o fruto das descobertas em Cruzeiro do Oeste”.

Os fósseis, encontrados no município de Cruzeiro do Oeste são uma raríssima ocorrência de pterossauro no interior de continentes. Também é a primeira vez que esse dinossauro cruzeirense pré-histórico é encontrado na região – até agora só havia registros de pterossauros na Chapada do Araripe, no Nordeste. A nova descoberta é resultado do trabalho de funcionários do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste e de pesquisadores da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e da USP (Universidade de São Paulo).

Cruzeiro do Oeste faz parte da região turística Corredores das Águas, que tem como seus maiores atrativos o lazer das águas doces, oportunizado pelos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri, somados a gastronomia, turismo de eventos e negócios e a cultura.