Encontro em Maringá ressalta força do Turismo na região Corredores das Águas

Ação fez parte da programação da Semana do Turismo de Maringá

Na manhã desta quinta-feira (25), em Maringá, representantes e empresários da região noroeste do Paraná se reuniram para discutirem o protagonismo do turismo nos municípios. O 1º Encontro Regional de Lideranças do Turismo foi encabeçado pela Rede de Turismo Regional (RETUR). A ação faz parte da Semana do Turismo de Maringá, que teve largada ontem, mas que segue com programação até dia 28, domingo.

Representantes de Tapejara, Cianorte, Flórida, Santa Cruz de Monte Castelo, Querência do Norte, Terra Rica, Ivaté, Paranavaí, Umuarama, Itaguajé, Porto Rico, São Tomé, Nova Olímpia, Jardim Olinda, Inajá e Maringá estiveram presentes no Encontro, que reuniu cerca de 50 participantes. De acordo com Wanda Pille, presidente da RETUR, a IGR Corredores das Águas representa 60 municípios e o quórum em Maringá foi positivo. “Queremos pessoas comprometidas. Pessoas que realmente enxergam os benefícios do Turismo em suas regiões”.

Pautas do dia

Entre os assuntos abordados em Maringá, Deise Bezerra, assessora técnica e interlocutora estadual do PRTUR, apresentou diversas nuances sobre o Mapa do Turismo Brasileiro. Assunto muito discutido na região, por estar ligado diretamente ao repasse de verbas públicas. “Cada município tem uma motivação, seja negócio, eventos e lazer. Então é só se atentar ao que realmente importante e focar na entrega da documentação. O prazo é até 30 de maio”, explica.

“Em 2017 fizemos um trabalho de conscientização com as prefeituras. Mostrando o passo a passo e auxiliando na inclusão no Mapa, que é atualizado a cada dois anos. Agora, mesmo trabalhando para que nossa região participe com afinco, cada prefeitura precisa agir, porque os critérios existem e serão obedecidos”, ressalta a presidente da RETUR.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Umuarama, Douglas Bácaro, o papel da RETUR é transformador para as regiões que se permitirem acreditar e trabalhar em prol do turismo. “Quando assumi a participação na IGR, Umuarama estava estagnada no setor turístico. Mas, com a ajuda da RETUR, temos bem definido o papel do turismo para o município. Esse é um setor economicamente ativo e sustentável e que mais emprega no mundo. Os municípios precisam aderir a RETUR. Os municípios não são concorrentes. Somos uma rede de fortalecimento e a RETUR tem esse compromisso com a nossa região, de criar uma rede forte e consistente”.

De acordo com o fundador e consultor da RETUR, Jacó Gimennes, o Paraná é muito respeitado, porém ainda muito tímido em apresentar suas forças turísticas. “Temos que ter gente falando sobre o turismo. Quando mais gente falar, mais gente vai saber. Nossa regionalização está na frente. Temos o melhor modelo de gestão. É só colocar mais coração em tudo isso. Com o coração tudo acontece”,

Departamento de Governança Regional

Com a proposta de gerar resultados maiores no desenvolvimento do Turismo, a RETUR criou o Departamento de Governança Regional. Durante o Encontro, foram apresentados oficialmente os 21 membros. Pessoas que representam o setor público, iniciativa privada e sociedade organizada. “Com a participação desse grupo queremos criar um espaço democrático de debates, proposições e encaminhamentos, em um novo conceito de gestão descentralizada”, afirma Wanda.

De acordo com ofício apresentado na reunião, os representantes terão que, entre demais compromissos: representar as expectativas, os interesses e as demandas do seu setor para fortalecimento do Turismo Regional; defender os propósitos da Regionalização do Turismo com visão de Políticas Públicas pelo Desenvolvimento Local e Regional; atuar no fortalecimento, na divulgação e promoção da Região Turística Corredores das Águas e zelar pelo reconhecimento e sustentabilidade da RETUR na prestação de serviços como IGR credenciada na gestão da Região Turística dos Corredores das Águas. Segue abaixo lista dos representantes:

 

Setor público

Ângela Carvalho – Prefeitura de Cianorte

Douglas Bácaro – Prefeitura de Umuarama

Luiz Fernando Neves – Prefeitura de Maringá

Rodrigo Mussnich – Prefeitura de Santa Cruz Monte Castelo

Gilmar Silva – Prefeitura de Munhoz de Mello

Anderson Theodoro –  de Cianorte

Arno Ravache – Prefeitura de Nova Londrina

 

Iniciativa Privada

Odycleiton Melo – Iguaraçu – Ody Park

Fábio Sant Ana – Porto Rico – Pró Diver

Patrícia Schiavoni – Maringá – Campos Serv Admin.

Danielle Corrêa – Maringá – Trevo Comunicação

Cleibson Silva – Santa Fé – Enviro Alma

José Carlos Benati – Paiçandu – Prainha São Carlos

Solange Gomes Taniguchi – São Pedro do Paraná – Grupo Douradão

 

Sociedade Organizada

Nayara Raposo Olivo – São Jorge do Patrocínio – CORIPA

Ana Clara Ramazotti – Loanda – COMAFEN

Edson Semprebom – São Pedro do Paraná – Associação Portos Areia

Yara Linchotein – Maringá – CVB

Deborah Kemmer – Maringá – ABRASEL

Maurício de Souza – Cianorte – AFLOTUR

Paola Incerti – Maringá – ACIM (Núcleo de Qualidade)

 

Dia Municipal do Turismo

O Dia Municipal de Turismo foi instituído no dia 18 de abril, conforme Lei Municipal nº 9689/2014. O marco regional foi fundamentado na data de criação do Conselho de Maringá. A ação foi sancionada por Ulisses Maia, no cargo de vereador, e por Jacó Gimennes, quando era presidente do Conselho de Turismo de Maringá em 2014. A semana do Turismo de Maringá foi criada em 2016, sob a lei número 10.307.