Caminho das Paineiras

Roteiro de ecoturismo rural localizado na Estrada Paineira, no município de Altônia, as margens da Lagoa Xambrê, no Parque Nacional de Ilha Grande.

Inspirados pelo espírito comunitário e pela paixão pela Lagoa Xambrê este roteiro oferece o que se tem de melhor: hospitalidade, aventura, sossego, trabalho e o amor pela vida rural e pela natureza. Para receber os visitantes em grande estilo a comunidade está criando um grande corredor arborizado com paineiras ao longo das estradas. Para isso estão sendo plantadas 2365 paineiras nos 11.821 km de estradas, estando entre elas o Caminho das Paineiras.

O objetivo é oferecer abrigo para fauna e sombra para nossos ciclistas e caminhantes. Imaginem só quando todas as nossas árvores estiverem carregadas de flores ou repletas de paina, num espetáculo de tons de rosa, branco e lilás, adornando o céu e forrando o chão, e é assim que serão recebidos.

Sítio Farias – oferece a oportunidade de conhecer produção de café e os segredos de um bom preparo e também um bom café rural e uma deliciosa comida feita no capricho.

https://www.facebook.com/caminhosdaspaineiras     (44) 99993-5287 – Geni

Recanto Wacami é a porta de entrada para a Lagoa Xambrê. O local recebe turistas com ou sem hospedagem, para fazer trilhas de bicicleta ou caminhada, nadar e praticar esportes aquáticos (caiaque e pedalinho) com a fundamental presença de uma equipe de bombeiros para fornecer a segurança necessária. A trilha possui em torno de 2.730m de extensão e passa por diversas propriedades rurais de Altônia. Aceita camping e locação de quiosques.   https://www.facebook.com/recanto.wakami   /    (44) 998660003 / (44) 999169672 – Cida