Paraná Turismo completa 24 anos

Com a missão de desenvolver o turismo de forma economicamente sustentável, gerando empregos e divisas através de ações que promovam o Estado do Paraná, a Paraná Turismo completa hoje, sexta-feira, 24 anos de histórias e conquistas.

A entidade foi formalizada através da Lei nº 11066 de 01/02/1995, que vinculou a autarquia à Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, com sede e foro na Comarca de Foz do Iguaçu, uma subsede na cidade de Curitiba e escritórios regionais em Londrina e Matinhos. Suas atribuições e estrutura de funcionamento foram regulamentadas pelo Decreto 989 de 05/07/1995, e atualizadas pelo Decreto 578 de 14/02/2003.

Orgulho

Fundador da Rede de Turismo Regional (RETUR), Jacó Gimennes foi o presidente que por mais tempo esteve à frente da Paraná Turismo, de 2015 a 2019. Nesses quatro anos de trabalho e paixão pelo Estado, Jacó, com todo seu entusiasmo, retomou os ideais da organização, mudando a curva da gestão estadual do turismo e entregando no final do governo a organização em condições de ser potencializada. “É o que o Paraná merece e essa era a expectativa do Governador Ratinho Junior, que fará um projeto de Lei na assembleia que determinará o futuro da Paraná Turismo”. O ex-presidente lembra que a entidade é referência nacional na municipalização e na regionalização do turismo. “Uma organização valorosa, com excelentes trabalhos e resultados. Com grande potencial e que merece celebrar com afinco toda essa jornada. Que venha para melhor”, diz.

Para Wanda Pille, presidente da RETUR, Jacó Gimennes mostrou que a Paraná Turismo pode ser de mais valia, ao propor diálogo e conscientização entre os municípios. “Estamos orgulhos em participarmos de uma entidade que tem força, garra e que sabe conduzir o desenvolvimento do turismo no Estado. Parabenizamos a Paraná Turismo pelos 24 anos, que possamos colher muito novos frutos daqui pra frente”.

Nova Gestão

No início do ano, sucedendo Jacó Gimennes, João Jacob Mehl se tornou presidente da Paraná Turismo. Mehl é empresário e envolvido com o trade turístico. Em nota, o executivo afirmou que seu trabalho terá três diretrizes principais: Governança e Sustentabilidade, Qualidade e Competitividade, Marketing e Inovação. Atualmente, a Paraná Turismo mantém escritórios regionais em Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel.