Professor Jacó confere palestra sobre o potencial turístico de Dois Vizinhos

O ano de 2030 já chegou iluminado em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. Em palestra realizada na última quarta-feira, 11 de setembro, na ACEDV (Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos) o Professor Jacó Gimennes, da RETUR (Rede de Turismo Regional), polinizou luz sobre as paisagens bucólicas do Município.

Uma sumidade na área do Turismo, o criativo Professor Gimennes, trouxe ideias e possibilidades práticas para que o Turismo seja a tônica em Dois Vizinhos. Com a presença de várias autoridades locais e de outras cidades, ficou evidente o otimismo e receptividade dos presentes.

Chamado coloquialmente de ‘indústria sem chaminé’ o Turismo e suas vertentes é uma grande luz para o futuro do Brasil. Além de prover renda, o tema também gira a economia local favorecendo todos os setores do comércio, e ainda contribui muito para a conservação dos ambientes naturais, despertando à população a percepção da importância da preservação da natureza.

O evento faz parte do projeto Dois Vizinhos 2030 que procura organizar ações e projetos em diversas áreas. Neste evento, Gimennes foi convidado para dar indicações das potencialidades turísticas do Município. O ‘mestre’ apresentou diferentes exemplos de sucesso de desenvolvimento local por meio do Turismo e destacou as potencialidades de Dois Vizinhos: paisagens exuberantes; gastronomia; turismo de negócios; turismo industrial; entre outros.

A pedido do professor, o consultor da RETUR Luiz Carlos Wessler, fez uma apresentação do recente projeto CIM desenvolvido na parceria da RETUR com a CRESOL e aplicado nos municípios de Capanema, Chopinzinho e Verê.

O grande desafio dado aos presentes é arranjar uma forma de transformar Dois Vizinhos no polo gastronômico do Sudoeste do Paraná.