Programa de articulação e fomento do turismo promove convergência de ações e investimentos

Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur uniram esforços e lançaram o Investe Turismo, um Programa de articulação e fomento do turismo que promove a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil. As rotas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de atuação: fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; atração de investimentos e apoio ao acesso a serviços financeiros; marketing turístico e apoio à comercialização.

O Programa produzirá, também, diretrizes gerais que somam ações para mudar, de forma definitiva, a maneira como o turismo do Brasil se posiciona para os brasileiros e para o mundo. Com isso, o setor do turismo ganhará: um Plano Nacional de Atração de Investimentos; um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil; Diretrizes para Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, com indicadores para negócios sustentáveis; um Mapa do Turismo Inteligente e estudos e pesquisas de inteligência mercadológica.

Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o programa é uma convergência de esforços para que o setor de Viagens assuma a missão de ser um forte gerador de empregos do Brasil. “A essência do programa é a parceria. O Investe Turismo reúne ingredientes estratégicos para transformar cidades em grandes destinos turísticos e rotas em experiências memoráveis para os viajantes. O setor vai assumir, definitivamente, sua vocação”, ressaltou. O ministro destacou ainda que a parceria com as secretarias de turismo, bem como com as instâncias de governança estaduais e municipais, é ingrediente fundamental para a consolidação do projeto. “Não há nada mais estimulante do que trabalhar para melhorar a vida da nossa população”, finalizou

Além dessa parceria, o Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae atuam com outras ações que impactam positivamente a cadeia do turismo e que poderão se agregar às iniciativas e projetos do Investe Turismo. O foco é somar e convergir esforços, de forma sinérgica, contribuindo para o alcance das metas do Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

Rota Turística Estratégica

As Rotas são um agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos, promoção e comercialização turística. Elas receberão atenção especial, por meio de um conjunto de projetos que transformarão, para melhor, suas realidades. Espera-se que os seus resultados possam servir de referência para outros destinos e gerar outros projetos similares, já com os devidos aperfeiçoamentos necessários, a partir das experiências realizadas. Apenas destinos que estão no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e que já foram promovidos pelo Ministério do Turismo foram inclusos no projeto. Além disso, cada unidade da federação (UF) foi incluída em, no máximo, uma Rota.

A Rota Turística possui, obrigatoriamente, pelo menos um destino turístico consolidado no mercado internacional. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

Rotas no Paraná

Curitiba, Morretes, Paranaguá e Foz do Iguaçu estão entre os municípios contemplados, compondo juntos a Rota Corredor do Iguaçu.